No vale da sombra | episódio 2
Quando o desespero bate em nossa casa
“A palavra que Deus escreveu na testa de cada homem é a esperança.” (Victor Hugo)
Texto(s) da Bíblia
Salmos 27
Com Deus não temeremos
O que fazemos quando bate o desespero? Bate o desespero quando a morte levou para sempre alguém da família. Bate o desespero quando o desemprego tira as chances de uma vida digna. Bate o desespero quando a depressão suga todas as forças para viver. Bate o desespero quando a injustiça faz da amargura a armadura da alma. No caso do rei Acazias, bateu o desespero quando ele sofreu um acidente (2Reis 1.2-3).
O desespero pode bater, mas precisa ir embora. Acazias foi buscar ajuda num deus estranho, um deus que prometia respostas fáceis. Podemos, diferentemente, contar com o Deus verdadeiro, que nos conforta e nos reanima.
Nossas histórias de desespero são diferentes umas das outras, mas as promessas de Deus são as mesmas. Quando o luto nos domina, a graça de Deus nos alcança com o consolo. O Espírito Santo enxuga dos nossos olhos a lágrima e nos faz viver de novo. Pode demorar, mas Ele fará isto por nós.
Quando o desemprego nos cerca, a graça de Deus nos sustenta. Ele faz com que pessoas nos ajudem, inclusive com novas oportunidades. Pode demorar, mas Ele fará isto por nós.
Quando a depressão nos oprime, a graça de Deus nos sopra esperança. Ele faz com que pessoas nos apoiem, inclusive profissionais que nos aconselhem ou mediquem. Pode demorar, mas ele fará isto por nós.
Quando a injustiça nos paralisa, a graça de Deus nos faz olhar adiante e nos liberta. Ele faz com que a nossa causa seja defendida. Pode demorar, mas ele fará isto por nós.
Não precisamos de outros deuses. Podemos contar com o Deus da esperança.