Assistência Social
A Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), fundada em 1948, é uma associação civil, sem fins lucrativos, entidade beneficente de assistência social, que tem como missão promover a transformação e o desenvolvimento integral do ser humano por meio de ações socioassistenciais.
As atividades socioassistenciais estão de acordo com a Constituição Federal, com a Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS (Lei 8.742/1993), com a Política Nacional de Assistência Social (PNAS), e demais Resoluções do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS).
Desse modo, em consonância com a LOAS, as ações da SBB são regidas, sobretudo, pelos princípios da universalização dos direitos sociais; respeito à dignidade do cidadão, e igualdade de direito no acesso ao atendimento.
Como entidade beneficente de assistência social obedece ao Princípio da Universalidade do atendimento de acordo com o Artigo 2º da Lei 12.101/2009, regulamentada pelo Decreto 8.242/2014. Disposta a cumprir sua missão, a SBB desenvolve programas, projetos e serviços socioassistenciais no campo do (I) atendimento; (II) assessoramento e (III) defesa e garantia de direitos aos beneficiários da política pública da assistência social em todo o País.
Atualmente, possui inscrição nos conselhos municipais de assistência social em 8 municípios: Barueri/SP; São Paulo/SP; Rio de Janeiro/RJ; Curitiba/PR; Belo Horizonte/MG; Brasília/DF; Recife/PE e Belém/PA.
As atividades socioassistenciais desenvolvidas pela SBB serão prestadas de forma gratuita, continuada, permanente e planejada, e sem discriminação de seus usuários, em conformidade com a Lei Orgânica da Assistência Social.
Cabe destacar os esforços envidados pela entidade em âmbito nacional para posicionar-se como referência no campo do Assessoramento no SUAS e contribuir para o amadurecimento da percepção dos gestores públicos sobre as atividades de assessoramento e garantia de direitos.
Esta intencionalidade materializa-se por meio de múltiplas ações, das quais se destaca o envolvimento direto da gestão da organização em debates e trabalhos de construção coletiva acerca do tema, que ganhou contornos nacionais a partir da constituição de um grupo de trabalho específico que atualmente se tornou a RENDAS desde 2018, Rede Nacional de Assessoramento, defesa e garantia de direitos no SUAS.
A SBB tem a plena consciência do importante papel que desempenha junto a rede socioassistencial dos locais onde atua, a fim de contribuir com a implementação e consolidação do SUAS no país, resultando na defesa e garantia de direitos dos usuários.
Outro fator importante que identifica a SBB como uma organização que se preocupa e investe no alinhamento de suas ações em consonância com o SUAS é o investimento na contratação de profissionais de referência da área da assistência social, de acordo com a NOB RH SUAS, para garantir que as atividades socioassistenciais sejam pautadas na Política Pública de assistência social.
E, além disso, tem um programa de capacitação permanente de seus trabalhadores, o que promove a atualização, aumento na eficácia das atividades, e a possibilidade de novos olhares que possibilitam o aperfeiçoamento constante de nossas ações.
A SBB é, portanto, uma organização comprometida com a Assistência Social do país e se orgulha em fazer parte de um sistema único de proteção social, de garantia de direitos e de emancipação de indivíduos, famílias e comunidades para que consigam enfrentar suas dificuldades.