Sociedade Bíblica do Brasil
Sociedade Bíblica do Brasil

Dia 34 na Palavra

Texto(s) da Bíblia

A ressurreição de Jesus

Mc 16.1-8; Lc 24.1-12; Jo 20.1-10

1Passado o sábado, no começo do primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o túmulo. 2E eis que houve um grande terremoto; porque um anjo do Senhor desceu do céu e, aproximando-se, removeu a pedra e sentou sobre ela. 3O aspecto dele era como um relâmpago, e a sua roupa era branca como a neve. 4E os guardas, com medo do anjo, tremeram e ficaram como se estivessem mortos. 5Mas o anjo, dirigindo-se às mulheres, disse:

— Não tenham medo! Sei que vocês procuram Jesus, que foi crucificado. 6Ele não está aqui; ressuscitou, como tinha dito. Venham ver onde ele jazia. 7Agora vão depressa e digam aos seus discípulos que ele ressuscitou dos mortos e vai adiante de vocês para a Galileia; lá vocês o verão. É como acabei de dizer a vocês.

8E, retirando-se elas apressadamente do sepulcro, tomadas de medo e grande alegria, correram para anunciar isso aos discípulos. 9E eis que Jesus veio ao encontro delas e disse:

— Salve!

E elas, aproximando-se, abraçaram os pés dele e o adoraram. 10Então Jesus lhes disse:

— Não tenham medo! Vão dizer aos meus irmãos que se dirijam à Galileia e lá eles me verão.

Os judeus subornam os guardas

11E, enquanto elas iam, eis que alguns da guarda foram à cidade e contaram aos principais sacerdotes tudo o que havia acontecido. 12Reunindo-se eles em conselho com os anciãos, deram grande soma de dinheiro aos soldados, 13recomendando-lhes:

— Digam isto: “Os discípulos dele vieram de noite, enquanto estávamos dormindo, e roubaram o corpo.” 14E, se isto chegar ao conhecimento do governador, nós o convenceremos e faremos com que vocês não tenham maiores preocupações.

15Os soldados receberam o dinheiro e fizeram como tinham sido instruídos. Esta versão se espalhou entre os judeus até o dia de hoje.

A Grande Comissão

Mc 16.14-18; Lc 24.36-49; Jo 20.19-23; At 1.6-8

16Os onze discípulos partiram para a Galileia, para o monte que Jesus lhes havia designado. 17E, quando viram Jesus, o adoraram; mas alguns duvidaram. 18Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo:

— Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. 19Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, 20ensinando-os a guardar todas as coisas que tenho ordenado a vocês. E eis que estou com vocês todos os dias até o fim dos tempos.

Mateus 28NAAAbrir na Bíblia

Contra os falsos profetas e os idólatras

1— Se aparecer no meio de vocês um profeta ou sonhador e anunciar um sinal ou prodígio, 2e se acontecer esse sinal ou prodígio de que ele falou, e ele disser: “Vamos seguir e adorar outros deuses”, deuses esses que vocês não conheceram, 3não deem ouvidos às palavras desse profeta ou sonhador. Porque o Senhor, seu Deus, está pondo vocês à prova, para saber se vocês amam o Senhor, seu Deus, de todo o coração e de toda a alma. 4Sigam o Senhor, seu Deus, e temam somente a ele. Guardem os seus mandamentos, deem ouvidos à sua voz, sirvam-no e sejam fiéis a ele. 5Esse profeta ou sonhador será morto, pois pregou rebeldia contra o Senhor, o Deus de vocês, que os tirou da terra do Egito e os resgatou da casa da servidão. Esse profeta ou sonhador quis afastá-los do caminho que o Senhor, seu Deus, lhes ordenou, para que andassem nele. Assim eliminarão o mal do meio de vocês.

6— Caso se aproximar de você o seu irmão, filho de sua mãe, ou o seu filho, ou a sua filha, ou a mulher que você ama, ou um amigo íntimo, e, em segredo, disser: “Vamos servir outros deuses”, deuses que você não conhecia e que nem os seus pais conheceram, 7deuses dos povos que estão ao redor de você, tanto os que estão perto como os que estão longe, desde uma até a outra extremidade da terra, 8não concorde com ele, nem dê ouvidos a ele. Não olhe para ele com piedade, não o poupe, nem o esconda; 9pelo contrário, você certamente o matará. Você será o primeiro a levantar a mão contra ele, para o matar, e depois todo o povo levantará a mão contra ele. 10Vocês devem apedrejá-lo até que morra, porque ele procurou afastá-los do Senhor, seu Deus, que os tirou da terra do Egito, da casa da servidão. 11E todo o Israel ouvirá e temerá, e não se tornará a praticar maldade como esta no meio de vocês.

12— Se em alguma das cidades que o Senhor, seu Deus, lhes dá para morar vocês ouvirem dizer 13que homens malignos saíram do meio de vocês e incitaram os moradores da cidade, dizendo: “Vamos servir outros deuses”, deuses que vocês não conheceram, 14então vocês devem inquirir, investigar e perguntar com diligência. E eis que, se for verdade e certo que tal abominação foi praticada no meio de vocês, 15então certamente vocês deverão matar a fio de espada os moradores daquela cidade, destruindo-a completamente e tudo o que nela houver, até os animais. 16Depois ajuntem todo o seu despojo no meio da praça e queimem a cidade e todo o seu despojo como oferta total ao Senhor, seu Deus. E a cidade ficará um montão de ruínas para sempre; nunca mais deverá ser edificada. 17Também nada do que for condenado deverá ficar nas mãos de vocês, para que o Senhor se afaste do furor da sua ira, seja misericordioso, e tenha piedade de vocês, e os multiplique, como jurou aos pais de vocês. 18Isto se vocês ouvirem a voz do Senhor, seu Deus, e guardarem todos os seus mandamentos que hoje lhes ordeno, para que façam o que é reto aos olhos do Senhor, seu Deus.

Deuteronômio 13NAAAbrir na Bíblia

A herança e os direitos dos sacerdotes e dos levitas

1— Os sacerdotes levitas e toda a tribo de Levi não terão parte nem herança em Israel; comerão das ofertas queimadas ao Senhor e daquilo que lhes é devido. 2Não terão herança no meio de seus compatriotas; o Senhor é a herança deles, como ele mesmo lhes prometeu. 3Será este, pois, o direito devido aos sacerdotes, da parte do povo, dos que oferecerem sacrifício, seja gado ou rebanho: devem dar ao sacerdote a espádua, as queixadas e o estômago. 4Vocês devem dar-lhes as primícias do cereal, do vinho e do azeite e as primícias da tosquia das ovelhas. 5Porque o Senhor, o Deus de vocês, escolheu os levitas e os filhos deles do meio de todas as tribos de Israel para ministrarem em nome do Senhor, todos os dias.

6— Se um levita que estiver morando em qualquer das cidades de todo o Israel vier com todo o desejo da sua alma ao lugar que o Senhor escolheu, 7e ministrar em nome do Senhor, o Deus de vocês, como fazem todos os outros levitas que ali ministram diante do Senhor, 8ele deverá receber porção igual à dos outros levitas para comer, além das vendas do seu patrimônio.

Contra os adivinhos e os feiticeiros

9— Quando vocês entrarem na terra que o Senhor, seu Deus, lhes der, não aprendam os costumes abomináveis daqueles povos. 10Que não exista entre vocês ninguém que queime o seu filho ou a sua filha em sacrifício, nem que seja adivinho, prognosticador, agoureiro, feiticeiro, 11encantador, necromante, praticante de magia, ou alguém que consulte os mortos, 12pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor; e por estas abominações o Senhor, o Deus de vocês, está expulsando esses povos de diante de vocês. 13Sejam perfeitos para com o Senhor, seu Deus. 14Porque as nações dessa terra que vocês vão possuir ouvem os prognosticadores e os adivinhos, mas o Senhor, o Deus de vocês, não permitiu que vocês fizessem tal coisa.

A promessa do grande profeta

15— O Senhor, seu Deus, fará com que do meio de vocês, do meio dos seus irmãos, se levante um profeta semelhante a mim; a ele vocês devem ouvir. 16Porque isso foi o que vocês pediram ao Senhor, seu Deus, em Horebe, no dia em que o povo estava reunido. Vocês disseram: “Não nos faça ouvir de novo a voz do Senhor, nosso Deus, nem ver este grande fogo, para que não morramos.” 17Então o Senhor me disse: “Eles estão corretos naquilo que disseram. 18Farei com que se levante do meio de seus irmãos um profeta semelhante a você, em cuja boca porei as minhas palavras, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar. 19De todo aquele que não ouvir as minhas palavras, que ele falar em meu nome, disso lhe pedirei contas.”

20— Porém o profeta que tiver a presunção de falar alguma palavra em meu nome, algo que eu não mandei que falasse, ou o que falar em nome de outros deuses, esse profeta deve ser morto. 21Se vocês pensarem: “Como conheceremos a palavra que o Senhor não falou?”, 22saibam que, quando esse profeta falar em nome do Senhor, e a palavra dele não se cumprir, nem acontecer o que ele profetizou, esta é uma palavra que o Senhor não falou. Tal profeta falou isso com presunção; não tenham medo dele.

Deuteronômio 18NAAAbrir na Bíblia
Darei livre curso à minha queixa

1“Estou cansado de viver.

Darei livre curso à minha queixa,

falarei na amargura da minha alma.

2Pedirei a Deus:

‘Não me condenes!’

Faze-me saber

o que tens contra mim.

3Será que tens prazer

em me oprimir,

em rejeitar a obra das tuas mãos

e em favorecer

o conselho dos ímpios?

4Por acaso, tens olhos de gente?

Ou vês tu como vê uma pessoa?

5São os teus dias

como os dias de um mortal?

Ou são os teus anos

como os anos de um ser humano,

6para te informares

da minha iniquidade

e indagares o meu pecado?

7Bem sabes

que eu não sou culpado;

todavia, não há ninguém que possa

me livrar da tua mão.”

Vais reduzir-me a pó?

8“As tuas mãos me plasmaram

e me fizeram,

porém, agora, queres destruir-me.

9Lembra-te de que me formaste

como em barro.

E, agora, queres

reduzir-me a pó?

10Por acaso, não me derramaste

como leite

e não me coalhaste como queijo?

11De pele e carne me vestiste

e de ossos e tendões me teceste.

12Tu me deste vida e bondade,

e o teu cuidado guardou

o meu espírito.

13Mas ocultaste estas coisas

no teu coração;

e agora sei

que este era o teu plano.

14Se eu pecar, tu me observas;

e da minha iniquidade

não me perdoarás.

15Se for iníquo, ai de mim!

E, se for justo,

não ouso levantar a cabeça,

pois estou envergonhado

e olho para a minha miséria.

16Porque, se levanto a cabeça,

tu me caças como um leão feroz

e de novo revelas

o teu poder maravilhoso

contra mim.

17Renovas contra mim

as tuas testemunhas

e multiplicas contra mim a tua ira;

males e lutas se sucedem

contra mim.”

Ó Deus, deixa-me em paz!

18“Por que me tiraste

do ventre de minha mãe?

Eu deveria ter morrido

antes que um olho me visse!

19Teria sido como alguém

que nunca existiu

e já do ventre teria sido levado

à sepultura.

20Não são poucos os meus dias?

Cessa, pois, e deixa-me em paz,

para que por um pouco

eu tome alento,

21antes que eu vá para o lugar

do qual não voltarei,

para a terra das trevas

e da sombra da morte,

22terra de escuridão,

de trevas profundas,

terra da sombra da morte

e do caos,

onde a própria luz

é como a escuridão.”

Resposta de Jó

Caps.12—14

Eu também tenho entendimento

1Então Jó respondeu:

2“Na verdade, vocês são o povo,

e com vocês morrerá a sabedoria.

3Mas eu também tenho

entendimento;

em nada sou inferior a vocês.

Quem não sabe coisas como essas?

4Eu sou motivo de riso

para os meus amigos —

eu, que invocava a Deus,

e ele me respondia;

o justo e o reto são motivo de riso.

5No pensamento

de quem está seguro

há desprezo pela desgraça,

um empurrão para aquele

cujos pés já vacilam.

6Os opressores têm paz

em suas tendas,

e os que provocam a Deus

estão seguros;

o deus deles é a sua própria força.”

Os animais o ensinarão

7“Mas pergunte agora aos animais,

e cada um deles o ensinará;

pergunte às aves do céu,

e elas lhe contarão.

8Ou fale com a terra,

e ela o instruirá;

até os peixes do mar lhe contarão.

9De todos estes, quem não sabe

que a mão do Senhor fez isto?

10Na sua mão está a vida

de todos os seres vivos

e o espírito de todo

o gênero humano.

11Por acaso, o ouvido

não avalia as palavras,

assim como o paladar

prova as comidas?”

Com Deus estão a sabedoria e a força

12“Está a sabedoria com os idosos?

Será que a longevidade

traz o entendimento?

13Com Deus estão a sabedoria

e a força;

ele tem conselho e entendimento.

14O que ele derruba

não pode ser reconstruído;

se ele lança alguém na prisão,

ninguém a pode abrir.

15Se ele retém as águas,

elas secam;

se ele as solta,

elas devastam a terra.”

16“Com ele estão a força

e a sabedoria;

a ele pertencem o enganado

e o enganador.

17Ele leva os conselheiros embora,

descalços,

e faz os juízes de tolos.

18Solta os laços

que prendem os reis

e amarra uma corda

aos seus lombos.

19Ele leva os sacerdotes embora,

descalços,

e transtorna os poderosos.

20Deixa os conselheiros

sem palavras

e tira o entendimento dos anciãos.

21Lança desprezo

sobre os príncipes

e afrouxa o cinto dos fortes.

22Das trevas revela

coisas profundas

e traz à luz a densa escuridão.

23Deus engrandece as nações

e depois as destrói;

dispersa-as e de novo as congrega.

24Tira o entendimento

dos chefes do povo da terra

e os faz vaguear pelos desertos

sem caminhos.

25Nas trevas andam tateando,

sem terem luz;

ele os faz cambalear

como bêbados.”

Sociedade Bíblica do Brasilv.4.19.0
SIGA A SBB: