No vale da sombra | episódio 5
Não desperdice a sua depressão
“Até que tenha depressão, não acho que alguém esteja qualificado para falar sobre ela.” (Geoffrey Boycott)
Texto(s) da Bíblia
João 14
Jesus, o caminho para o Pai
João 16
A experiência da depressão não é algo que se deseje, porque transtorna vidas e pode se tornar uma indesejada companheira para todos os dias da jornada sobre a terra.
Mas a experiência da depressão é tão forte que não pode ser desperdiçada. Se for o seu caso, não desperdice a sua depressão. Para não desperdiçar a sua depressão, lembre-se que você não tem culpa por experimentá-la, uma vez que ela vem para ricos e pobres, para santos e pecadores, para fortes e fracos. Ela não é um livro que você escreveu, mas você pode torná-la um filme que dirige.
Para não desperdiçar a sua depressão, aprenda a perceber os sinais que ela dá antes de chegar, de modo a não tomar decisões que não deve, a não ferir quem lhe dá a mão, a não desistir sem persistir, a esperar a passagem pelo vale onde tudo é escuro, porque você não permanecerá para sempre nessa casa temporária.
Para não desperdiçar a sua depressão, aceite ajuda, às vezes vinda da voz ao lado, às vezes ouvida de amorosas e experientes pessoas, amigas ou profissionais, prontas para lhe soprar uma lufada de esperança.
Para não desperdiçar a sua depressão, não se ache menor ou pior por precisar tomar remédio, mesmo que por longo tempo, ou fazer terapia, a fim de entender melhor a dinâmica profunda da vida humana.
Para não desperdiçar a sua depressão, use a sua amarga experiência para ajudar outras pessoas na mesma condição, oferecendo-lhes o que mais precisam: afeto com compreensão.