A Assistência Social e a Arte
Descrição
Por meio de ações de assessoramento, esse programa tem por objetivo fortalecer a rede de proteção social promovendo informação, participação, autonomia e protagonismo de organizações da sociedade civil, grupos e coletivos de usuários, e beneficiários da Assistência Social e demais políticas públicas.
Assistência Social e arte: Criando Estratégias para o exercício do protagonismo individual e coletivo nesse espetáculo chamado vida.
As artes sempre estiveram presentes, em distintos momentos do planejamento e da execução de serviços, programas e projetos da Assistência Social. Compreender quais os limites e as oportunidades decorrentes do uso de múltiplas expressões artísticas pode ser um grande ganho para trabalhadores, dirigentes e organizações que têm buscado qualificar suas ações no âmbito do SUAS.
Estruturada para assegurar aprofundamento conceitual e reflexões sobre a prática cotidiana, a formação ainda trará uma série de exemplos concretos para apoiar a implementação imediata de novos fazeres na organização.
Ao final os participantes, ainda serão provocados a exercitar sua criatividade, em uma perspectiva que estimule o uso frequente desta competência humana enquanto um diferencial para o trabalho cotidiano.
Informações
Aulas: 6
Carga horária: 10 horas
Conteúdo adicional: Material de apoio
Certificado: Disponível
Carlos Ferrari
Instrutor do curso
Professor e conteudista com vasta experiência em assuntos relacionados à política pública de Assistência Social e à inclusão de pessoas com deficiência, tem atuado nas cinco regiões do Brasil, em processos formativos e de reordenamento de redes. Cego total desde os sete anos de idade, é atualmente diretor de relações institucionais da Organização Nacional de Cegos do Brasil, ONCB, Secretário de Tecnologia e Acesso à Informação da União Latino Americana de Cegos, ULAC e secretário executivo da Rede Nacional de Defesa e Assessoramento no SUAS – RENDAS Brasil.