#PraCegoLer
Faça parte desta campanha!
Doe a Bíblia #PraCegoLer
Hoje, no Brasil, 6,5 milhões de pessoas sofrem com deficiência visual severa. Pessoas que enfrentam as mais variadas dificuldades e obstáculos em seu dia a dia, inclusive, no acesso à Palavra de Deus. Pensando nisso, em 2002, a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) publicou sua primeira Bíblia em braile, um formato que permite a leitura pelo tato. E não parou mais. Todos os anos, centenas de volumes do Texto Sagrado e milhares de exemplares de materiais bíblicos saem do Centro de Produção de Escrituras, em Barueri (SP), endereçadas a todo o Brasil e a outros países.
Manter essa produção, no entanto, não é tarefa simples. Diferente do que muitos pensam, a Bíblia em braile não é publicada em volume único, mas em 38 livros. Juntos, eles pesam mais de 40 quilos e, caso fossem colocados um em cima do outro alcançariam a altura de 2 metros. Devido a esse tamanho e a complexidade de sua produção, uma Bíblia demora, em média, 2 dias para ser impressa. Um exemplar comum não demora mais do que 3 segundos.
O custo de uma Bíblia em braile também é bastante elevado e chega a R$ 6 mil. Ainda assim, ela é distribuída gratuitamente para os deficientes visuais cadastrados no Programa Acolher a Pessoa com Deficiência Visual da SBB e para bibliotecas públicas de todo o país. Para continuar esse projeto, em 2020, a SBB lançou a campanha #PraCegoLer . Em sua nova fase, a campanha quer garantir que cada cidade brasileira tenha, pelo menos, uma Bíblia em braile acessível para sua população.
#PraCegoLer é uma forma de demonstrar o amor de Deus pelas pessoas cegas e de cumprir o mandamento bíblico, não colocando obstáculos diante delas (confira Levítico 19.14). Participe desse trabalho de expansão do Reino e que busca sensibilizar a sociedade para as dificuldades e os desafios enfrentados pelas pessoas cegas no Brasil. Venha, doe e mobilize igrejas e cristãos para orarem e acolherem esse público!
O que vamos fazer?
1 Doar a Bíblia em braile completa para 50 bibliotecas públicas e/ou instituições de apoio ao cego, visando beneficiar muitas pessoas que desejam conhecer a Palavra de Deus e se inspirar em seus ensinamentos.
2 Doar a cartilha “Aventuras da Bíblia” para duas mil crianças, contribuindo para a difusão da mensagem bíblica entre o público infantil. O material didático apresenta histórias bíblicas de forma lúdica e ilustrada, estimulando o interesse das crianças pela leitura e pelo conhecimento da Bíblia.
Como você pode ajudar?
Faça parte dessa causa e contribua com uma doação. Ajude-nos a continuar semeando a Palavra que transforma vidas.
Um pouco do que já fizemos
20
Bíblias em braile completas foram distribuídas em 2023
24.155
Deficientes visuais foram cadastrados e atendidos
15.609
Exemplares em braile foram distribuídos ao longo do ano
Depoimentos
Conheça pessoas que foram transformadas pelo nosso trabalho, e veja como podemos fazer a diferença em suas vidas, oferecendo oportunidades, apoio e esperança.
José Mateus Rabelo
29 anos, beneficiado pelo programa Acolher a Pessoa com Deficiência
"Nasci com hidrocefalia, condição que provoca acúmulo de líquido no cérebro, aumento no crânio e que pode trazer problemas de desenvolvimento à criança. Foi o que ocorreu comigo. Ainda bebê, passei por uma cirurgia delicada e perdi a visão. As coisas nunca foram fáceis, mas na pandemia, isolado, entrei em depressão. Mas passei a receber os volumes da Bíblia em Braile da SBB. Aprendi a ler e fui liberto daquela depressão. Hoje sou outra pessoa e dou lugar à alegria de viver, com paz na alma e a certeza de um futuro melhor."
Jair de Carvalho Pimentel
54 anos, beneficiado pelo programa Acolher a Pessoa com Deficiência
“Participei do Primeiro Encontro Nacional de Pessoas com Deficiência Visual, em setembro de 2022, e hoje estou convencido de que, mesmo sem enxergar, podemos ver longe. Nasci com glaucoma congênito e perdi totalmente a visão aos 5 anos. Mas depois que passei a ler a Bíblia em braile e participar das atividades do Acolher a Pessoa com Deficiência Visual, decidi assumir um compromisso com Cristo. Foi a melhor decisão que já tomei. Minha vida mudou.”
Valderez Rocha Nogueira
Psicóloga e especialista em terapia cognitiva comportamental, é servidora pública e atua como revisora Braile para o município de Dourados (MS)
“Ler a Palavra em braile é muito melhor do que ouvi-la. E é emocionante lê-la numa ocasião tão especial como essa. Agora, tenho o controle da minha leitura e posso reler os textos várias vezes, não dependendo de outras pessoas terem tempo de ler para mim. O material é de boa qualidade e a capa dura permite que seja preservado por mais tempo."
Doações de Pessoa Jurídica
Para doações de PESSOAS JURÍDICAS clique no botão abaixo.