Caim e Abel
1Adão teve relações com Eva, a sua mulher. Ela ficou grávida e deu à luz Caim. Então ela disse:
— Adquiri um varão com o auxílio do Senhor.
2Depois, deu à luz Abel, irmão de Caim. Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi agricultor. 3Aconteceu que, ao fim de um certo tempo, Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor. 4Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste. O Senhor se agradou de Abel e de sua oferta, 5mas de Caim e de sua oferta não se agradou. Caim ficou muito irritado e fechou a cara. 6Então o Senhor lhe disse:
— Por que você anda irritado? E por que essa cara fechada? 7Se fizer o que é certo, não é verdade que você será aceito? Mas, se não fizer o que é certo, eis que o pecado está à porta, à sua espera. O desejo dele será contra você, mas é necessário que você o domine.
O primeiro homicídio
8Caim disse a Abel, seu irmão:
— Vamos ao campo.
Estando eles no campo, Caim se levantou contra Abel, o seu irmão, e o matou.
9O Senhor disse a Caim:
— Onde está Abel, o seu irmão?
Ele respondeu:
— Não sei; por acaso sou o guardador do meu irmão?
10E o Senhor disse:
— O que foi que você fez? A voz do sangue do seu irmão clama da terra a mim. 11E agora você é maldito sobre a terra, cuja boca se abriu para receber da sua mão o sangue do seu irmão. 12Quando você cultivar o solo, ele não lhe dará a sua força; você será fugitivo e errante pela terra.
13Então Caim disse ao Senhor:
— Meu castigo é tão grande, que não poderei suportá-lo. 14Eis que hoje me expulsas da face da terra, e da tua presença terei de me esconder; serei fugitivo e errante pela terra; quem se encontrar comigo me matará.
15O Senhor, porém, lhe disse:
— Não! E, se alguém matar Caim, será vingado sete vezes.
E o Senhor pôs um sinal em Caim para que, se alguém viesse a encontrá-lo, não o matasse. 16E Caim se retirou da presença do Senhor e habitou na terra de Node, a leste do Éden.