Sociedade Bíblica do Brasil
Sociedade Bíblica do Brasil

Plano de leitura da Bíblia – dia 278

Texto(s) da Bíblia

Apocalipse 5

O livro e o Cordeiro

1Vi, na mão direita daquele que estava sentado no trono, um livro em forma de rolo escrito por dentro e por fora, e selado com sete selos. 2Vi, também, um anjo forte, que proclamava com voz forte:

— Quem é digno de quebrar os selos e abrir o livro?

3Ora, nem no céu, nem sobre a terra, nem debaixo da terra, ninguém podia abrir o livro, nem mesmo olhar para ele. 4E eu chorava muito, porque ninguém foi achado digno de abrir o livro, nem mesmo de olhar para ele. 5Então um dos anciãos me disse:

— Não chore! Eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para quebrar os sete selos e abrir o livro.

6Então vi, no meio do trono e dos quatro seres viventes e entre os anciãos, em pé, um Cordeiro que parecia que tinha sido morto. Ele tinha sete chifres, bem como sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados por toda a terra. 7O Cordeiro foi e pegou o livro da mão direita daquele que estava sentado no trono. 8E, quando ele pegou o livro, os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos se prostraram diante do Cordeiro, tendo cada um deles uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos, 9e cantavam um cântico novo, dizendo:

“Digno és de pegar o livro

e de quebrar os selos,

porque foste morto

e com o teu sangue

compraste para Deus

os que procedem de toda tribo,

língua, povo e nação

10e para o nosso Deus

os constituíste

reino e sacerdotes;

e eles reinarão sobre a terra.”

11Vi e ouvi uma voz de muitos anjos ao redor do trono, dos seres viventes e dos anciãos, cujo número era de milhões de milhões e milhares de milhares, 12proclamando com voz forte:

“Digno é o Cordeiro que foi morto

de receber o poder, a riqueza,

a sabedoria, a força,

a honra, a glória e o louvor.”

13Então ouvi que toda criatura que há no céu e sobre a terra, debaixo da terra e sobre o mar, e tudo o que neles há, estava dizendo:

“Àquele que está sentado no trono

e ao Cordeiro

sejam o louvor, a honra,

a glória e o domínio

para todo o sempre.”

14E os quatro seres viventes respondiam: “Amém!” Também os anciãos se prostraram e adoraram.

Apocalipse 5NAAAbrir na Bíblia

Neemias 7

4A cidade era espaçosa e grande, mas havia pouca gente nela, e as casas ainda não haviam sido reconstruídas.

A relação dos que voltaram a Jerusalém

5Então o meu Deus me pôs no coração que ajuntasse os nobres, os magistrados e o povo, para registrar as genealogias. Achei o livro da genealogia dos que foram os primeiros a voltar do cativeiro, e nele estava escrito:

6Estes são os filhos da província que voltaram do cativeiro, do meio dos exilados que Nabucodonosor, rei da Babilônia, tinha levado para lá. Eles voltaram para Jerusalém e para Judá, cada um para a sua cidade, 7e vieram com Zorobabel, Jesua, Neemias, Azarias, Raamias, Naamani, Mordecai, Bilsã, Misperete, Bigvai, Neum e Baaná.

Eis o número dos homens do povo de Israel: 8os filhos de Parós, dois mil cento e setenta e dois. 9Os filhos de Sefatias, trezentos e setenta e dois. 10Os filhos de Ará, seiscentos e cinquenta e dois. 11Os filhos de Paate-Moabe, dos filhos de Jesua e de Joabe, dois mil oitocentos e dezoito. 12Os filhos de Elão, mil duzentos e cinquenta e quatro. 13Os filhos de Zatu, oitocentos e quarenta e cinco. 14Os filhos de Zacai, setecentos e sessenta. 15Os filhos de Binui, seiscentos e quarenta e oito. 16Os filhos de Bebai, seiscentos e vinte e oito. 17Os filhos de Azgade, dois mil trezentos e vinte e dois. 18Os filhos de Adonicão, seiscentos e sessenta e sete. 19Os filhos de Bigvai, dois mil e sessenta e sete. 20Os filhos de Adim, seiscentos e cinquenta e cinco. 21Os filhos de Ater, da família de Ezequias, noventa e oito. 22Os filhos de Hasum, trezentos e vinte e oito. 23Os filhos de Besai, trezentos e vinte e quatro. 24Os filhos de Harife, cento e doze. 25Os filhos de Gibeão, noventa e cinco. 26Os homens de Belém e de Netofa, cento e oitenta e oito. 27Os homens de Anatote, cento e vinte e oito. 28Os homens de Bete-Azmavete, quarenta e dois. 29Os homens de Quiriate-Jearim, Cefira e Beerote, setecentos e quarenta e três. 30Os homens de Ramá e Geba, seiscentos e vinte e um. 31Os homens de Micmás, cento e vinte e dois. 32Os homens de Betel e Ai, cento e vinte e três. 33Os homens do outro Nebo, cinquenta e dois. 34Os filhos do outro Elão, mil duzentos e cinquenta e quatro. 35Os filhos de Harim, trezentos e vinte. 36Os filhos de Jericó, trezentos e quarenta e cinco. 37Os filhos de Lode, Hadide e Ono, setecentos e vinte e um. 38Os filhos de Senaá, três mil novecentos e trinta.

39Os sacerdotes: os filhos de Jedaías, da casa de Jesua, novecentos e setenta e três. 40Os filhos de Imer, mil e cinquenta e dois. 41Os filhos de Pasur, mil duzentos e quarenta e sete. 42Os filhos de Harim, mil e dezessete.

43Os levitas: os filhos de Jesua, de Cadmiel, dos filhos de Hodeva, setenta e quatro.

44Os cantores: os filhos de Asafe, cento e quarenta e oito.

45Os porteiros: os filhos de Salum, os filhos de Ater, os filhos de Talmom, os filhos de Acube, os filhos de Hatita, os filhos de Sobai, cento e trinta e oito.

46Os servidores do templo: os filhos de Zia, os filhos de Hasufa, os filhos de Tabaote, 47os filhos de Queros, os filhos de Sia, os filhos de Padom, 48os filhos de Lebana, os filhos de Hagaba, os filhos de Salmai, 49os filhos de Hanã, os filhos de Gidel, os filhos de Gaar, 50os filhos de Reaías, os filhos de Rezim, os filhos de Necoda, 51os filhos de Gazão, os filhos de Uzá, os filhos de Paseia, 52os filhos de Besai, os filhos de Meunim, os filhos de Nefusesim, 53os filhos de Baquebuque, os filhos de Hacufa, os filhos de Harur, 54os filhos de Bazlite, os filhos de Meída, os filhos de Harsa, 55os filhos de Barcos, os filhos de Sísera, os filhos de Tama, 56os filhos de Nesias e os filhos de Hatifa.

57Os filhos dos servos de Salomão: os filhos de Sotai, os filhos de Soferete, os filhos de Perida, 58os filhos de Jaala, os filhos de Darcom, os filhos de Gidel, 59os filhos de Sefatias, os filhos de Hatil, os filhos de Poquerete-Hazebaim e os filhos de Amom. 60Todos os servidores do templo e os filhos dos servos de Salomão eram trezentos e noventa e dois.

61Os seguintes voltaram de Tel-Melá, Tel-Harsa, Querube, Adom e Imer, porém não puderam provar que as suas famílias e a sua linhagem eram de Israel: 62os filhos de Delaías, os filhos de Tobias, os filhos de Necoda, seiscentos e quarenta e dois. 63Dos sacerdotes: os filhos de Habaías, os filhos de Coz, os filhos de Barzilai, que tinha casado com uma das filhas de Barzilai, o gileadita, e que foi chamado pelo nome dele. 64Estes procuraram o seu registro nos livros genealógicos, porém não acharam; por isso, foram considerados impuros para o sacerdócio. 65O governador lhes disse que não comessem das coisas sagradas, até que se levantasse um sacerdote capaz de decidir a questão por meio de Urim e Tumim.

66Toda esta congregação junta era de quarenta e dois mil trezentos e sessenta, 67além dos seus servos e das suas servas, que eram sete mil trezentos e trinta e sete. Havia também duzentos e quarenta e cinco cantores e cantoras. 68Os seus cavalos eram setecentos e trinta e seis; as suas mulas, duzentas e quarenta e cinco. 69Os camelos eram quatrocentos e trinta e cinco e os jumentos, seis mil setecentos e vinte.

Contribuições para o templo

70Alguns dos chefes das famílias contribuíram para a obra. O governador deu para o tesouro oito quilos e quatrocentos gramas de ouro, cinquenta bacias e quinhentas e trinta vestes sacerdotais. 71E alguns mais dos chefes das famílias deram para o tesouro da obra cento e sessenta e oito quilos de ouro e mil e trezentos quilos de prata. 72O que o restante do povo deu foram cento e sessenta e oito quilos de ouro, mil e duzentos quilos de prata e sessenta e sete vestes sacerdotais.

73Os sacerdotes, os levitas, os porteiros, os cantores, alguns do povo, os servidores do templo e todo o Israel moravam nas suas cidades.

Neemias 7:4-73NAAAbrir na Bíblia

Neemias 8

Esdras lê o Livro da Lei diante do povo

1Quando chegou o sétimo mês e os filhos de Israel já estavam morando nas suas cidades, todo o povo se reuniu, como um só homem, na praça, diante do Portão das Águas. E pediram a Esdras, o escriba, que trouxesse o Livro da Lei de Moisés, que o Senhor havia ordenado a Israel. 2Esdras, o sacerdote, trouxe a Lei diante da congregação, composta por homens, mulheres e todos os que eram capazes de entender o que ouviam. Era o primeiro dia do sétimo mês. 3Esdras leu o livro em voz alta, diante da praça que fica em frente ao Portão das Águas, desde o amanhecer até o meio-dia, na presença dos homens, das mulheres e dos que podiam entender. E todo o povo tinha os ouvidos atentos ao Livro da Lei.

4Esdras, o escriba, estava num púlpito de madeira, que fizeram para aquele fim. Estavam em pé, ao lado dele, à sua direita, Matitias, Sema, Anaías, Urias, Hilquias e Maaseias; e à sua esquerda estavam Pedaías, Misael, Malquias, Hasum, Hasbadana, Zacarias e Mesulão. 5Esdras abriu o livro à vista de todo o povo, porque se encontrava num lugar mais elevado do que todo o povo. Quando abriu o livro, todo o povo se pôs em pé. 6Esdras louvou o Senhor, o grande Deus, e todo o povo, levantando as mãos, respondeu:

— Amém! Amém!

Inclinaram-se e adoraram o Senhor, com o rosto em terra.

7E Jesua, Bani, Serebias, Jamim, Acube, Sabetai, Hodias, Maaseias, Quelita, Azarias, Jozabade, Hanã, Pelaías e os levitas ensinavam a Lei ao povo; e o povo permanecia no seu lugar. 8Eles iam lendo o Livro da Lei de Deus, claramente, dando explicações, de maneira que o povo entendesse o que se lia.

9Neemias, que era o governador, e Esdras, sacerdote e escriba, e os levitas que ensinavam o povo disseram a todos:

— Este dia é consagrado ao Senhor, nosso Deus, e por isso vocês não devem prantear nem chorar.

Porque todo o povo chorava, ouvindo as palavras da Lei. 10Então lhes disse:

— Agora vão, comam e bebam o que tiverem de melhor. E mandem porções aos que não têm nada preparado para si. Porque este dia é consagrado ao nosso Senhor. Portanto, não fiquem tristes, porque a alegria do Senhor é a força de vocês.

11Os levitas tranquilizaram todo o povo, dizendo:

— Acalmem-se, porque este dia é santo. Não fiquem tristes.

12Então todo o povo se foi para comer, beber, mandar porções aos que nada tinham e fazer uma grande festa, porque tinham entendido as palavras que lhes foram explicadas.

Neemias 8:1-12NAAAbrir na Bíblia

Salmos 100

Hino de louvor

Salmo de ações de graças

1Celebrem com júbilo ao Senhor,

todas as terras.

2Sirvam ao Senhor com alegria,

apresentem-se diante dele

com cântico.

3Saibam que o Senhor é Deus;

foi ele quem nos fez, e dele somos;

somos o seu povo

e rebanho do seu pastoreio.

4Entrem por suas portas

com ações de graças

e nos seus átrios,

com hinos de louvor;

rendam-lhe graças

e bendigam o seu nome.

5Porque o Senhor é bom,

a sua misericórdia

dura para sempre,

e, de geração em geração,

a sua fidelidade.

Salmos 100NAAAbrir na Bíblia
Sociedade Bíblica do Brasilv.4.26.9
SIGA A SBB: