Jesus, Autor e Consumador da fé
1Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de todo peso e do pecado que tão firmemente se apega a nós e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, 2olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, sem se importar com a vergonha, e agora está sentado à direita do trono de Deus. 3Portanto, pensem naquele que suportou tamanha oposição dos pecadores contra si mesmo, para que vocês não se cansem nem desanimem.
A disciplina de Deus é para o nosso bem
4Na luta contra o pecado, vocês ainda não resistiram até o sangue. 5E vocês se esqueceram da exortação que lhes é dirigida, como a filhos:
“Filho meu, não despreze
a correção que vem do Senhor,
nem desanime quando
você é repreendido por ele;
6porque o Senhor corrige
a quem ama
e castiga todo filho
a quem aceita.”
7É para disciplina que vocês perseveram. Deus os trata como filhos. E qual é o filho a quem o pai não corrige? 8Mas, se estão sem essa correção, da qual todos se tornaram participantes, então vocês são bastardos e não filhos. 9Além disso, tínhamos os nossos pais humanos, que nos corrigiam, e nós os respeitávamos. Será que, então, não nos sujeitaremos muito mais ao Pai espiritual, para vivermos? 10Pois eles nos corrigiam por pouco tempo, segundo melhor lhes parecia; Deus, porém, nos disciplina para o nosso próprio bem, a fim de sermos participantes da sua santidade. 11Na verdade, toda disciplina, ao ser aplicada, não parece ser motivo de alegria, mas de tristeza. Porém, mais tarde, produz fruto pacífico aos que têm sido por ela exercitados, fruto de justiça.
12Por isso, levantem as mãos cansadas e fortaleçam os joelhos vacilantes. 13Façam caminhos retos para os seus pés, para que o manco não se desvie, mas seja curado.