Sociedade Bíblica do Brasil

Dia 3: A tua Palavra é a verdade

Desde a antiguidade, o ser humano busca a verdade. Filósofos e cientistas a buscam com dedicação. Escritores e pintores tentam retratá-la por meio de personagens e pinceladas. E ao tropeçar em pequenas verdades, temos a sensação de que uma verdade total e definitiva talvez não exista. “Cada um tem a sua” e “a verdade é relativa” – é o que aqui e acolá ouvimos ou até dizemos. No entanto, como a busca prossegue, fica evidente que o subjetivismo e o relativismo não respondem satisfatoriamente à busca pela verdade.

Num mundo cheio de notícias que logo se revelam não totalmente verdadeiras, buscar a verdade em fontes humanas exige um bom grau de coragem e mesmo de fé. Neste contexto de conceitos líquidos e hipotéticos, a Palavra de Deus apresenta-se como uma fonte única e confiável. A Palavra de Deus revela a verdade numa perspectiva desconcertante e pacificadora. Deus não é necessariamente como o ser humano natural imagina. O mundo não é como deveria ser. Com Jesus, viver é possível. A morte não é fim. Ainda não somos como haveremos de ser.

Quando a busca pela verdade é algo que nos incomoda, é hora de mergulharmos ainda mais fundo na Bíblia, e não de nos afastarmos dela. Nela nos encontramos com Jesus Cristo, a Verdade de verdade.

Texto(s) da Bíblia

14E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.

João 1:14NAAAbrir na Bíblia

17Porque a lei foi dada por meio de Moisés; a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo.

João 1:17NAAAbrir na Bíblia

A verdade liberta

31Então Jesus disse aos judeus que haviam crido nele:

— Se vocês permanecerem na minha palavra, são verdadeiramente meus discípulos, 32conhecerão a verdade, e a verdade os libertará.

33Eles responderam:

— Somos descendência de Abraão e jamais fomos escravos de ninguém. Como você pode dizer que seremos livres?

34Jesus respondeu:

— Em verdade, em verdade lhes digo que todo o que comete pecado é escravo do pecado. 35O escravo não fica sempre na casa; o filho, sim, fica para sempre. 36Se, pois, o Filho os libertar, vocês serão verdadeiramente livres. 37Bem sei que vocês são descendência de Abraão; no entanto, estão querendo me matar, porque a minha palavra não está em vocês. 38Eu falo das coisas que vi junto de meu Pai; vocês, porém, fazem o que ouviram do pai de vocês.

39Então lhe disseram:

— Nosso pai é Abraão.

Mas Jesus respondeu:

— Se vocês fossem filhos de Abraão, fariam as obras que ele fez. 40Mas agora vocês estão querendo me matar, a mim que lhes falei a verdade que ouvi de Deus; Abraão não fez isso. 41Vocês fazem as obras do pai de vocês.

Eles responderam:

— Nós não somos filhos ilegítimos. Temos um pai, que é Deus.

42Jesus disse:

— Se Deus fosse, de fato, o pai de vocês, certamente me amariam, porque eu vim de Deus e aqui estou; pois não vim de mim mesmo, mas ele me enviou. 43Por que vocês não compreendem a minha linguagem? É porque vocês são incapazes de ouvir a minha palavra. 44Vocês são do diabo, que é o pai de vocês, e querem satisfazer os desejos dele. Ele foi assassino desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira. 45Mas, porque eu digo a verdade, vocês não creem em mim. 46Quem de vocês me convence de pecado? Se digo a verdade, por que não creem em mim? 47Quem é de Deus ouve as palavras de Deus; por isso, vocês não me ouvem, porque não são de Deus.

João 8:31-47NAAAbrir na Bíblia

4Faze-me conhecer

os teus caminhos, Senhor;

ensina-me as tuas veredas.

5Guia-me na tua verdade

e ensina-me,

pois tu és o Deus

da minha salvação,

em quem eu espero todo o dia.

Salmos 25:4-5NAAAbrir na Bíblia

Jesus, o caminho para o Pai

1— Que o coração de vocês não fique angustiado; vocês creem em Deus, creiam também em mim. 2Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se não fosse assim, eu já lhes teria dito. Pois vou preparar um lugar para vocês. 3E, quando eu for e preparar um lugar, voltarei e os receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, vocês estejam também. 4E vocês conhecem o caminho para onde eu vou.

5Então Tomé disse a Jesus:

— Não sabemos para onde o Senhor vai. Como podemos saber o caminho?

6Jesus respondeu:

— Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.

João 14:1-6NAAAbrir na Bíblia

160As tuas palavras são em tudo

verdade desde o princípio,

e cada um dos teus justos juízos

dura para sempre.

Chim

Salmos 119:160NAAAbrir na Bíblia

A oração sacerdotal de Jesus

1Depois de dizer essas coisas, Jesus levantou os olhos ao céu e disse:

— Pai, é chegada a hora. Glorifica o teu Filho, para que o Filho glorifique a ti,

João 17:1NAAAbrir na Bíblia

6Manifestei o teu nome àqueles que me deste do mundo. Eram teus, tu os deste a mim, e eles têm guardado a tua palavra. 7Agora eles reconhecem que todas as coisas que me tens dado provêm de ti, 8porque eu lhes tenho transmitido as palavras que me deste, e eles as receberam, verdadeiramente reconheceram que saí de ti e creram que tu me enviaste.

João 17:6-8NAAAbrir na Bíblia

14Eu lhes tenho dado a tua palavra, e o mundo os odiou, porque eles não são do mundo, como também eu não sou. 15Não peço que os tires do mundo, mas que os guardes do mal. 16Eles não são do mundo, como também eu não sou. 17Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.

João 17:14-17NAAAbrir na Bíblia

Jesus diante de Pilatos

28Depois, levaram Jesus da casa de Caifás para o Pretório. Era cedo de manhã. Eles não entraram no Pretório para não se contaminar, pois somente assim poderiam comer a Páscoa. 29Então Pilatos saiu para falar com eles e perguntou:

— Que acusação vocês trazem contra este homem?

30Eles responderam:

— Se este não fosse malfeitor, não o teríamos entregue ao senhor.

31Então Pilatos disse:

— Levem-no daqui e julguem-no segundo a lei de vocês.

Ao que os judeus responderam:

— Não nos é lícito matar ninguém.

32Isso aconteceu para que se cumprisse a palavra de Jesus, significando com que tipo de morte estava para morrer.

33Pilatos entrou novamente no Pretório, chamou Jesus e lhe perguntou:

— Você é o rei dos judeus?

34Jesus respondeu:

— Esta pergunta vem do senhor mesmo ou foram outros que lhe falaram a meu respeito?

35Pilatos respondeu:

— Por acaso sou judeu? A sua própria gente e os principais sacerdotes é que o entregaram a mim. Que foi que você fez?

36Jesus respondeu:

— O meu Reino não é deste mundo. Se o meu Reino fosse deste mundo, os meus ministros se empenhariam por mim, para que eu não fosse entregue aos judeus. Mas agora o meu Reino não é daqui.

37Pilatos perguntou:

— Então você é rei?

Jesus respondeu:

— O senhor está dizendo que sou rei. Eu para isso nasci e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz.

38Pilatos perguntou:

— O que é a verdade?

Jesus é condenado à morte

Depois de dizer isso, Pilatos voltou aos judeus e lhes disse:

— Eu não acho nele crime algum.

João 18:28-38NAAAbrir na Bíblia
Sociedade Bíblica do Brasilv.4.19.0
SIGA A SBB: