A história de Lia na Bíblia | episódio 1
O casamento de Jacó com Lia e Raquel
Raquel, cujo nome significa “ovelha”, estava cuidando dos rebanhos de seu pai em Harã quando encontrou um visitante inesperado: seu primo Jacó, que procurava por sua família.
Texto(s) da Bíblia
Gênesis 29
Após o que parece ter sido amor à primeira vista, Jacó prometeu a Labão, pai de Raquel, que trabalharia sete anos para conquistar o direito de se casar com a bela pastora.
A cerimônia de casamento transcorreu de acordo com a tradição local, que permitia que apenas os homens participassem da festa, enquanto a noiva era mantida longe da vista de todos até que o noivo entrasse na tenda escura.
Somente quando já era tarde demais Jacó percebeu que o sogro o havia enganado. Jacó se casara com a filha mais velha de Labão, Lia, a quem não amava.
Lia é descrita como tendo olhos “meigos” ou “delicados”, o que podia ser tanto uma referência a alguma deficiência na visão ou apenas à falta de outros atrativos físicos. Por meio de uma fraude, Lia se tornou esposa de Jacó em lugar da prometida Raquel.
Uma semana após o casamento com Lia, Jacó recebeu Raquel como esposa. Esta deve ter ficado muito angustiada após ver sete anos de expectativa serem frustrados pela fraude de seu pai. Ainda que Lia tenha, no mínimo, aceitado participar da fraude, ela deve ter sido uma filha muito obediente.
Obviamente ela amava Jacó e se devotou a ele no casamento, embora tenha sofrido por ter sido objeto da decepção e do desprezo do marido, assim como por ter sido cúmplice de seu pai.