MUSEU DA BÍBLIA SBB

MUSEU DA BÍBLIA SBB

MUSEU DA BÍBLIA SBB

MUSEU DA BÍBLIA SBB

MUSEU DA BÍBLIA SBB

MUSEU DA BÍBLIA SBB

MUSEU DA BÍBLIA SBB

MUSEU DA BÍBLIA SBB

MUSEU DA BÍBLIA SBB

MUSEU DA BÍBLIA SBB

O Museu da Bíblia

Resultado de uma parceria entre a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) e a Prefeitura Municipal de Barueri (SP), o Museu da Bíblia (MuBi) é o primeiro do país e um dos maiores do mundo em sua especialidade.

Em uma área de 900 m², integrada a um Centro de Eventos, o MuBi também reúne uma Biblioteca, com mais de 17 mil títulos.

O MuBi é o primeiro do Brasil e um dos maiores do mundo em sua especialidade, devido à variedade de espaços e de documentos expostos. Seu objetivo é promover o conhecimento da Bíblia, enfatizando seus vários aspectos: culturais, éticos, religiosos e acadêmicos.

No princípio era apenas um sonho. Ao longo de mais de 50 anos, a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) reuniu um acervo magnífico e levou adiante o que já se mostrava como vocação natural: colocar tudo à disposição da comunidade, promovendo educação e cultura por meio das Escrituras Sagradas.

Uma parceria com a Prefeitura Municipal de Barueri, na Grande São Paulo, tornou realidade o Museu da Bíblia, inaugurado em 9 de dezembro de 2003.

Por volta do início dos anos 1980, a Sociedade Bíblica do Brasil deu os primeiros passos no sentido de ter um museu dedicado ao Livro Sagrado, com a instalação de um pequeno espaço na cidade do Rio de Janeiro.

No entanto, o espaço não atendia às expectativas. Para chegar ao formato atual, a equipe da SBB foi buscar inspiração no que havia de mais moderno em termos de museu em países como Alemanha, Escócia e Estados Unidos.

MUSEU DA BÍBLIA SBB

O MuBi surgiu sob a marca do pioneirismo, não só por seu valor histórico, mas também por sua concepção, que seguiu o conceito de arquitetura inclusiva. Assegurando total acessibilidade aos portadores de deficiências, seu projeto aboliu escadas e incluiu rampas de acesso aos ambientes.

Os móveis são adequados para usuários de cadeiras de rodas e também foram providenciadas legendas em braile e painéis interativos, garantindo atrações para todos os tipos de público. O MuBi também abriga uma loja, com lembranças personalizadas e publicações da SBB. Todos os recursos provenientes das vendas são destinados à manutenção do MuBi.

Integrado ao Centro de Eventos de Barueri, cuja área é de 4,67 mil m2, o MuBi possui as seguintes áreas:
:: Exposição: 450 m²
:: Biblioteca: 225 m²
:: Auditório: para 500 pessoas
:: Estacionamento: para 200 veículos

Designers e arquitetos especializados projetaram os espaços do MuBi. São 10 áreas diferenciadas, por meio das quais é possível fazer um verdadeiro mergulho na história do Livro Sagrado:

:: A Bíblia e a História da Escrita
:: A Bíblia e a História da Tradução
:: A Bíblia e a História do Livro
:: A Bíblia no Mundo
:: A Bíblia no Brasil
:: A Bíblia Falada
:: O Conteúdo da Bíblia
:: Novidades sobre a Bíblia
:: Exposições Rotativas: Espaço reservado para mostras temporárias.

:: O MuBi expõe uma réplica da prensa de Gutenberg, que imprimiu a primeira Bíblia da história, por volta de 1450.
:: Possui um móvel com 144 traduções bíblicas.
:: Expõe materiais trazidos de Israel, como o trigo e o joio, água do Rio Jordão, sementes de mostarda, um punhado de terra de Belém, e água do Mar Morto
:: Papiros
:: Pergaminhos
:: Miniaturas da Bíblia
:: O menor livro do mundo
:: A Bíblia impressa numa única página
:: A Bíblia em braile
:: Roupas da época do Apóstolo Paulo

Inaugurada em 17 de outubro de 2006, a Biblioteca do MuBi reúne um acervo com mais de 17 mil obras relacionadas às Escrituras Sagradas. Ocupando uma área de 225 m², é a maior do gênero do Hemisfério Sul, igualando-se em importância à Biblioteca da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, instalada por iniciativa das Sociedades Bíblicas Unidas.

Foi implantada com o objetivo de disponibilizar a Bíblia em todos os idiomas para os quais já foi traduzida e se tornar um centro de referência de novas traduções.Na Biblioteca do MuBi, podem ser encontrados exemplares da Bíblia em mais de mil línguas, além de obras raras e acadêmicas, entre as quais se destacam a Bíblia Hebraico-latim, de 1546; a Bíblia Sacra Vulgata, edição de 1669; e Histórias das Línguas – The Bible House, de 1911. Para compor esse acervo tão diverso, a SBB recebeu cerca de 10 mil publicações das Sociedades Bíblicas Unidas (SBU). Essas obras estavam guardadas na Sociedade Bíblica Americana, em Nova Iorque.

Além da Bíblia em diversos idiomas, o acervo é formado por outros itens, entre os quais livros, periódicos, áudios, vídeos, CDs e fotos, sempre focados no assunto principal: a Bíblia. Há, ainda, obras de Teologia e de literatura devocional, assim como material de referência bíblica, tais como dicionários, enciclopédias, concordâncias e crítica textual.

AVISO

Informamos que o Museu da Bíblia estará fechado durante o domingo, dia 2 de outubro, devido às Eleições.