Sociedade Bíblica do Brasil

Dia da Bíblia

Celebrado no segundo domingo de dezembro, o Dia da Bíblia tem por objetivo colocar a Bíblia em evidência, chamando a atenção dos brasileiros para a importância das Escrituras para a vida e a sociedade.

O Dia da Bíblia é dedicado à realização de eventos e pode ser comemorado tanto no segundo domingo de dezembro quanto ao longo de toda a semana que antecede a data.

Celebração do Dia da Bíblia 2024

  • Data: 8 de dezembro

A campanha de 2023, desenvolvida pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), tinha como tema “a Bíblia, a Referência para a Família e a Sociedade”, com o intuito de promover a Bíblia como instrumento de referência e distribuir milhares de Novos Testamentos na data, pois toda família e individuo da sociedade precisa dessa semente Nesta edição, a SBB buscou inspiração no texto de Mateus 4.4:

4Jesus respondeu:

“O ser humano não vive só de pão,

mas vive de tudo o que Deus diz.”

Mateus 4:4NTLHAbrir na Bíblia

Baixe a versão impressa da mensagem para usar em suas celebrações pelo Dia da Bíblia.

Eventos

Cultos de Lançamento do Dia da Bíblia

Sessão Solene

  • 13 de dezembro, às 15h, na Câmara Municipal de Itacoatiara, Itacoatiara-AM. Informações: (92) 98196-9695.

Materiais disponíveis para o Dia da Bíblia

Para incentivar igrejas e cristãos a comemorarem a data, a SBB preparou materiais de apoio. A expectativa é de que, com esses materiais em mãos, as igrejas possam realizar eventos alusivos, como leituras comunitárias da Bíblia, distribuição bíblica e cultos de ações de graças pela Palavra de Deus.

Live SBB Dia da Bíblia

Assista a Live SBB Especial com o tema do Dia da Bíblia e saiba como celebrar esta data importante.

Arte para boné

Baixe o arquivo com as informações sobre a confecção do seu boné para o Dia da Bíblia.

Arte para camiseta

Baixe o arquivo com as informações sobre a confecção da sua camiseta para o Dia da Bíblia

Cartaz e banner para divulgação do Dia da Bíblia

Cartaz em A3
com espaço para informações do evento

Cartaz em A3

Banner

Imagens para Redes Sociais

Story

Post

WhatsApp

Plano de leitura da Bíblia em um ano

Baixe o plano de leitura da Bíblia para ler a Bíblia toda em 2024.

Spot para Rádio

Spot para Rádio convidando para celebrar o Dia da Bíblia

Distribuição de milhares de Novos Testamentos

A celebração do Dia da Bíblia inclui uma ação que distribuirá milhares de Novos Testamentos para alcançar pessoas de todo o Brasil, a campanha Sementes para a Reconciliação. Para participar dessa distribuição nacional de Escrituras, basta procurar a SBB mais próxima ou acessar o site sbb.com.br.

Novo Testamento Reconciliação na Família e na Sociedade, material especialmente desenvolvido para a campanha deste ano. Edição com palavras de Jesus em destaque e diversos auxílios.

Kit com 10 unidades – R$ 50,00

Kit com 15 unidades – R$ 75,00

A tradução é a Nova Almeida Atualizada (NAA).

História do Dia da Bíblia

Celebrado no segundo domingo de dezembro, o Dia da Bíblia foi criado em 1549, na Grã-Bretanha, pelo Bispo Cranmer, que incluiu a data no livro de orações do Rei Eduardo VI.

O Dia da Bíblia é um dia especial, e foi criado para que a população intercedesse em favor da leitura da Bíblia. No Brasil, a data começou a ser celebrada em 1850, quando os primeiros missionários cristãos evangélicos chegaram da Europa e dos EUA.

Porém, a primeira comemoração pública aconteceu em 1948, no Monumento do Ipiranga, em São Paulo (SP), ano em que foi fundada a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB).

Graças ao trabalho de divulgação das Escrituras Sagradas, desempenhado pela SBB, o Dia da Bíblia passou a ser comemorado não só no segundo domingo de dezembro, mas também ao longo de toda a semana que antecede a data.

Desde dezembro de 2001, essa comemoração tão especial passou a integrar o calendário oficial do país, por meio da Lei Federal 10.335, que instituiu a celebração do Dia da Bíblia em todo o território nacional.

Hoje, as celebrações se intensificaram e diversificaram. Realização de cultos, carreatas, maratonas de leitura bíblica, exposições bíblicas, construção de monumentos à Bíblia e distribuição maciça de Escrituras são algumas formas que os cristãos encontraram para agradecer a Deus por esse alimento para a vida.

Como celebrar

Você e sua igreja podem organizar a celebração que mais combinar com a sua comunidade local. A seguir, apresentamos algumas sugestões para serem organizadas ao longo de toda a Semana da Bíblia:

Culto especial

Promova um culto especial para celebrar a Palavra de Deus durante a Semana da Bíblia ou no Dia da Bíblia. Nesses cultos, lembre-se do grande amor de Deus ao entregar a sua Palavra a todos nós e do valor que ela tem na vida das pessoas.

Maratona de leitura bíblica

Você pode realizá-la de duas formas: A primeira opção é ler textos completos para a sua audiência. Escolha um livro da Bíblia e leia-o durante a programação. Outra opção é promover uma maratona ininterrupta de leitura bíblica. Pessoas são escaladas para darem continuidade à leitura, e ela só é interrompida quando se completa a leitura de toda a Bíblia.

Jovens e crianças

Incentive os jovens e as crianças a se envolverem com a Causa da Bíblia. Eles podem promover ações nas redes sociais para falar do Dia da Bíblia, arrecadar fundos para apoiar a distribuição bíblica no Brasil e no mundo e promover desafios entre seus amigos para compartilharem a Bíblia. O importante é incentivar que os jovens e as crianças usem a criatividade para celebrar a Palavra de Deus.

Distribuir Novos Testamentos

Com as campanhas promovidas anualmente pela SBB, é possível adquirir Bíblias e Novos Testamentos para distribuir pela comunidade. No ano de 2022, foi promovida a distribuição de 1 milhão de Novos Testamentos, as Sementes da Paz. Em 2023, em comemoração a seus 75 anos, a SBB lançou a Bíblia Sagrada Semente da Paz, edição completa e desenvolvida para ser usada na evangelização e na promoção de valores como esperança e paz.

Faça parte desse plantio!

Dia da Bíblia 2023

Data: 10 de Dezembro
Tema: "Bíblia, a Referência: para a Família e a Sociedade"

Sociedade Bíblica do Brasilv.4.17.10
SIGA A SBB: