Sociedade Bíblica do Brasil

SBB reúne 300 deficientes visuais e pessoas de baixa visão

2º Encontro Nacional de Pessoas com Deficiência Visual reuniu participantes de todo o Brasil, fortalecendo vínculos e promovendo inclusão social

O 2º Encontro Nacional de Pessoas com Deficiência Visual, promovido pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), reuniu 300 pessoas cegas e com baixa visão de diversas regiões do país na Estância Árvore da Vida, em Sumaré (SP). De 20 a 23 de novembro, participantes de Manaus, Belém, Recife, Belo Horizonte, Porto Velho, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Distrito Federal e Porto Alegre vivenciaram momentos de aprendizado, comunhão e lazer. O evento, voltado aos beneficiários do programa Acolher a Pessoa com Deficiência Visual, abordou questões sociais, direitos das pessoas com deficiência e promoveu um espaço de interação e inclusão.

Três dias intensos de solidariedade e superação

O encontro contou com o apoio de 150 voluntários, que ofereceram assistência aos participantes em todas as atividades. As despesas e o deslocamento dos beneficiários foram custeados graças às doações de apoiadores da causa. "É a primeira vez que muitos tiveram a oportunidade, por exemplo, de andar de avião, sair de sua cidade e conhecer pessoas de outros estados. E isso só colabora para a inclusão de cada um que está aqui", afirmou Emilene Araujo, gerente de Ação Social da SBB e organizadora do evento. Segundo ela, a SBB forneceu todo apoio necessário para a realização do encontro nesses dois anos de planejamento para tornar a iniciativa possível.

Inclusão e protagonismo como metas essenciais

Antônio José Ferreira, integrante da Diretoria de Relações Institucionais da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, ressaltou a importância do evento para a formação e a inclusão das pessoas com deficiência visual. Ele parabenizou a SBB pela iniciativa e reforçou o apoio governamental “Enquanto governo, nós estamos bastante interessados em contribuir com essas atividades e fortalecer ainda mais a garantia e a proteção dos direitos das pessoas com deficiência no Brasil.”

O presidente da Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB), Beto Pereira, também destacou o impacto positivo do encontro “Esse evento contribui para a construção de um Brasil mais justo, onde as pessoas com deficiência têm seus direitos respeitados em áreas como educação, saúde, trabalho e lazer. É essencial que sejam ouvidas e participem das discussões que as envolvem.” Além disso, Pereira anunciou a realização de um grande evento internacional promovido pela ONCB em 2025, com mais de 1.500 participantes de 150 países.

Reflexões sobre família e vínculos

O diretor-executivo da SBB, Rev. Erní Seibert, palestrou sobre o tema “Família como referência: inclusão e fortalecimento de vínculos”. Ele compartilhou sua emoção ao participar do evento. “Encontrar pessoas tão diferentes, sabendo que há algo que as une, que é Deus, é algo que nos comove. A unidade que eles sentem aqui é algo extraordinário”.

Experiências inclusivas e enriquecedoras

Os participantes tiveram a oportunidade de explorar a Mostra Inclusiva do Museu da Bíblia (MUBI), com obras em alto relevo do artista Renato Amisy, criadas especialmente para leitura tátil. A exposição também incluiu essências de perfumes mencionados na Bíblia, permitindo uma experiência sensorial única, além de objetos que demonstram o processo de produção das Escrituras no Centro de Produção de Bíblias. A Rádio Bíblia também esteve presente com o Projeto +31 Mil Vozes com a Palavra, que está gravando a primeira Bíblia em áudio do mundo com uma voz em cada versículo, nas vozes dos brasileiros em diversos sotaques. Os participantes tiveram a oportunidade de eternizar suas vozes nessa iniciativa inédita e marcante.

Como parte da programação, um jantar temático especial trouxe um clima de celebração e acolhimento, enquanto o animado show de talentos permitiu que os participantes demonstrassem suas habilidades, criando um ambiente de diversão e valorização pessoal. Essas atividades reforçaram o caráter inclusivo do evento e deixaram memórias marcantes para todos os presentes.

Um encontro que deixa marcas

Realizado a cada dois anos, o Encontro Nacional de Pessoas com Deficiência Visual é um marco de transformação e inclusão para pessoas cegas e com baixa visão de todo o Brasil. Com o apoio da SBB e de parceiros dedicados, a iniciativa reafirma o compromisso de promover uma sociedade mais inclusiva, onde cada indivíduo encontra seu lugar e seus direitos são respeitados.

Sociedade Bíblica do Brasilv.4.25.3
SIGA A SBB: