20º FICB promove reflexões sobre reconciliação na família e na sociedade
Evento reúne mais de 300 participantes e conta com palestrantes nacionais e internacionais
O 20º Fórum Internacional de Ciências Bíblicas consolidou-se como o maior evento de ciências bíblicas do Brasil, reunindo palestrantes renomados e discutindo temas de grande relevância nos dias 9 e 10 de setembro. Com o tema “Reconciliação na Família e na Sociedade”, o evento trouxe uma programação diversificada e de alta qualidade para seus participantes, atraindo estudiosos e apreciadores da Bíblia de todo o país. Para o diretor-executivo, Rev. Dr. Erní Seibert, esse tipo de evento contribui para a discussão sobre os desafios da atualidade. “O Fórum é um lugar de encontro onde se vê qual é a linha de frente dos problemas que uma área tem. E, com isso, colocar pensamentos para ver como prosseguir daqui para frente”, explicou.
Os participantes tiveram a oportunidade de visitar a nova exposição do Museu da Bíblia, que foi lançada durante o evento, – “Bíblia - A Referência”, que apresentou o papel da Bíblia como um guia atemporal para a família e para a sociedade. A Sâmila Gomes participou do Fórum e visitou a exposição, Ela destacou que o tema da Bíblia como bússola gerou uma identificação com a história dela. “A minha vida foi realmente muito pautada com a Palavra de Deus sendo a minha bússola, eu achei tudo muito especial”, afirmou.
Reflexões sobre a Reconciliação
Durante o Fórum, os participantes assistiram a diversas palestras que abordaram tópicos relevantes, como O Livro de referência no mundo do trabalho, ministrada pelo Desembargador William Douglas, O tema da reconciliação na Bíblia, ministrada pelo Rev. Erní Seibert, A audição da Bíblia como ferramenta missionária, ministrada pelo Morgan Jackson, A importância de orar e doar para a causa da Bíblia, ministrada pelo Pastor Marcos Gladstone, O livro de referência para a família, ministrada pelo Pastor Josué Gonçalves e O Livro de referência para a sociedade, que foi ministrada pelo Pastor Teo Hayashi. Ele destacou a importância do engajamento bíblico para a promoção do avivamento na nossa geração “Nós estamos orando e clamando por um avivamento, mas para que isso aconteça nós carecemos de um engajamento bíblico profundo”, enfatizou.
Além das palestras, o evento também contou com apresentações musicais que enriqueceram a programação. O Coral Acolher SBB emocionou o público com uma apresentação especial, e a música esteve presente entre as sessões, criando um ambiente de reflexão e celebração com o pastor e cantor Paulo César, do Grupo Logos.
Novidades e Projetos Inovadores
O painel de Ação Social da SBB realizou um lançamento especial, o livreto em braile Amo Meu Corpo, que busca combater o abuso sexual infantil. Para a gerente de Ação Social da SBB, Emilene Araújo, esse livreto reforça o compromisso da SBB com a inclusão. “Esse material vai nos ajudar a identificar casos de crianças que já estão sofrendo algum tipo de abuso e vai auxiliar na prevenção de novos casos”, enfatizou.
A Rádio Bíblia também marcou presença no Fórum, promovendo o projeto +31 Mil Vozes com a Palavra: a gravação da primeira Bíblia em áudio nas vozes de brasileiros. Os participantes tiveram a oportunidade de eternizar suas vozes em um versículo bíblico gravado dentro do estúdio móvel da rádio Bíblia SBB. Até o momento, o estúdio móvel já percorreu 12 mil quilômetros e já foram gravadas 11.500 vozes.
Celebração de 20 Anos de Fórum Internacional de Ciências Bíblicas
O encerramento do evento foi marcado por uma celebração especial, que comemorou os 20 anos de realização do Fórum Internacional de Ciências Bíblicas. O secretário de Cultura e Formação Bíblica da SBB e responsável pela organização do evento, Pastor Acyr de Gerone Jr, destacou que realizar a vigésima edição é um grande marco “Um evento que há 20 anos está trabalhando a formação bíblica, as ciências bíblicas, é um grande diferencial. E a SBB tem trazido a igreja para discutir ideias e compartilhar experiências”, explicou.
O 20º Fórum Internacional de Ciências Bíblicas reafirmou a importância da Bíblia como guia espiritual e moral, destacando seu papel na promoção de temas fundamentais para a sociedade. O Fórum Internacional de Ciências Bíblicas é promovido anualmente e conta com o formato presencial e online. O Fórum do próximo ano já tem tema definido: Reconciliação com Deus e consigo mesmo.