História   |  Downloads   |  Acontece  |   Cadastre seu Evento   | 

o-jovem-e-a-biblia-sbb.png
Logo-Dia-da-Bíblia-SBB-completo
DIA DA BÍBLIA
O JOVEM E A BÍBLIA

DIA DA BÍBLIA 2020

Na Bíblia Sagrada encontramos diversas histórias inspiradoras que nos mostram como Deus chamou jovens para falar em seu nome.
Um desses jovens profetas foi Samuel.

Este personagem bíblico serve de inspiração para muitos jovens ainda hoje. A mãe de Samuel, Ana, não podia ter filhos. Mas isso não a impediu.
Ela pediu a Deus que a abençoasse com uma criança e Deus a ouviu.  Ao nascer, Samuel foi dedicado a Deus. Sua mãe o consagrou para servir no Templo desde a sua infância. Assim, desde cedo Samuel aprendeu a ouvir a voz do Senhor.

Há vários temas que podem ser estudados com a história de Samuel:  jovem e família;  jovem e consagração; enfrentando situações difíceis; confiança em Deus.

A resposta de Samuel a Deus aparece no versículo base para o Dia da Bíblia deste ano. Que todo jovem possa dizer com Samuel: “Fala, SENHOR, porque o teu servo ouve.” Deus nos fala na Bíblia. Ela é a palavra de Deus para todos nós.

Faça parte desta celebração pelo Dia da Bíblia e seja um semeador da Palavra que transforma vidas!

Neste ano, a SBB quer incentivar as igrejas e as organizações cristãs a envolverem os jovens com a Bíblia, dando-lhes ferramentas para que possam aprofundar seu conhecimento bíblico e crescer em sua caminhada com Deus.

O Dia da Bíblia 2020 quer relembrar a história de Samuel, que, ainda jovem, ouviu o chamado de Deus e respondeu: “Fala, SENHOR, porque o teu servo ouve” (1Samuel 3.9).

Comemorado no segundo domingo de dezembro, o Dia da Bíblia é um dia de celebrações para agradecer a Deus pelo acesso à sua Palavra.

No Brasil, as comemorações têm se estendido por toda a semana, dando origem à Semana da Bíblia.

HISTÓRIA DO DIA DA BÍBLIA

HISTÓRIA DO DIA DA BÍBLIA

Celebrado no segundo domingo de dezembro, o Dia da Bíblia foi criado em 1549, na Grã-Bretanha, pelo Bispo Cranmer, que incluiu a data no livro de orações do Rei Eduardo VI. O Dia da Bíblia é um dia especial, e foi criado para que a população intercedesse em favor da leitura da Bíblia.

No Brasil, a data começou a ser celebrada em 1850, quando chegaram da Europa e dos EUA os primeiros missionários cristãos evangélicos. Porém, a primeira manifestação pública aconteceu quando foi fundada a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), em 1948, no Monumento do Ipiranga, em São Paulo (SP).

Graças ao trabalho de divulgação das Escrituras Sagradas, desempenhado pela SBB, o Dia da Bíblia passou a ser comemorado não só no segundo domingo de dezembro, mas também ao longo de toda a semana que antecede a data. Desde dezembro de 2001, essa comemoração tão especial passou a integrar o calendário oficial do país, por meio da Lei Federal 10.335, que instituiu a celebração do Dia da Bíblia em todo o território nacional.

Hoje, as celebrações se intensificaram e diversificaram. Realização de cultos, carreatas, maratonas de leitura bíblica, exposições bíblicas, construção de monumentos à Bíblia e distribuição maciça de Escrituras são algumas das formas que os cristãos encontraram de agradecer a Deus por esse alimento para a vida.

Cultos presenciais ou virtuais

Promova um culto especial para celebrar a Palavra de Deus durante a Semana da Bíblia ou no Dia da Bíblia. Nesses cultos, lembre-se do grande amor de Deus ao entregar a sua Palavra a nós e do valor que ela tem na vida das pessoas.

Jovens e crianças

Incentive os jovens e as crianças a se envolverem com a Causa da Bíblia. Eles podem promover ações nas redes sociais para falar do Dia da Bíblia, arrecadar fundos para apoiar a distribuição bíblica no Brasil e no mundo e promover desafios entre seus amigos para compartilharem a Bíblia. O importante é incentivar que os jovens e as crianças usem a criatividade para celebrar a Palavra de Deus.

Como celebrar?

Você e a sua igreja podem organizar a celebração que mais combinar com a sua comunidade local, dentro das recomendações de segurança para a não disseminação do coronavírus. Mas temos algumas sugestões para vocês celebrarem ao longo de toda a Semana da Bíblia.

Distribuição bíblica

Seguindo todas as orientações de prevenção ao coronavírus, você e a sua igreja podem realizar uma grande distribuição de folhetos (“seleções bíblicas”), para que as pessoas conheçam a Jesus e seu plano de salvação para a humanidade. Também podem ser distribuídas Bíblias, Novos Testamentos e porções bíblicas.

Maratona de leitura bíblica

Que tal fazer uma maratona de leitura bíblica virtual? Sua igreja pode organizar uma live de maratona de leitura bíblica. Vocês podem realizá-la de duas formas. A primeira opção é ler textos completos para a sua audiência. Vocês podem escolher um livro da Bíblia e lê-lo durante a programação. Outra opção é promover uma maratona ininterrupta de leitura bíblica. Pessoas são escaladas para darem continuidade à leitura, e ela só é interrompida quando se completa a leitura de toda a Bíblia.

Arrecadações para a Causa da Bíblia

Organize uma campanha de arrecadação para ajudar na distribuição da Bíblia no Brasil e no mundo. Você pode adquirir Bíblias ideais para a evangelização e fazer a distribuição com a sua igreja, ou pode doá-las para que a SBB faça a distribuição das publicações, por meio de seus programas bíblicos de impacto social.

DOWNLOADS
DIA DA BÍBLIA

DOWNLOADS

TESTEMUNHOS COMENTÁRIOS
DIA DA BÍBLIA

TESTEMUNHOS E COMENTÁRIOS

OFERTE PARA A CAUSA DA BÍBLIA

Você e sua igreja também podem celebrar o Dia da Bíblia fazendo uma oferta para a Causa da Bíblia e ajudando a SBB levar a Palavra a famílias carentes, fortalecendo os vínculos por meio dos valores cristãos, e também em prisões, escolas e situações de calamidade pública.

CELEBRAÇÕES
CELEBRAÇÕES DO DIA DA BÍBLIA

ACONTECE

Nenhum evento encontrado!
Carregar Mais