Não é segredo que as crianças aprendem e se desenvolvem muito rápido e, por isso, existem livros infantis adequados para cada faixa etária.

Para te ajudar a identificar o que cada etapa necessita, separamos algumas características próprias das diferentes fases:

PRÉ-LEITOR

As crianças que ainda não sabem ler costumam gostar de livros com muitas imagens onde podem visualizar a história que está sendo contada a elas.

Páginas mais resistentes também são ótimas pois dão mais liberdade para a criança tocar no livro sem que as folhas sejam danificadas. 

• LEITOR INICIANTE

Para essa idade o ideal é que os livros tenham frases curtas e simples, que permitam uma leitura rápida.

Se as histórias forem seguidas por atividades, como por exemplo, desenhos para colorir, podem ajudar a criança a memorizar a leitura que acabou de realizar enquanto brinca e se diverte.

• LEITOR EM PROCESSO

Normalmente, a partir dos 8 anos, a criança já tem mais facilidade na leitura e pode passar a ler histórias que contenham mais detalhes e complexidade.

Nessa idade os textos podem ser mais longos e as páginas menos resistentes. Histórias contadas de maneira diferente, como os quadrinhos, costumam atraí-los.

• LEITOR FLUENTE

A partir do momento em que são leitores fluentes, as crianças conseguem ler as histórias diretamente da Bíblia. Mas, o ideal é que o texto bíblico tenha uma tradução de fácil entendimento para que palavras complexas não desanimem a leitura e o pequeno leitor compreenda aquilo que está lendo.

A Bíblia também pode trazer ilustrações, adesivos e quadros interativos que falem diretamente com a realidade da criança.

Você sabia que na loja virtual as publicações infantis da SBB estão divididas por faixa etária?

Basta filtrá-las usando a aba que está na lateral esquerda da loja.