O programa configura-se como uma das tecnologias sociais mais inovadoras do país. Estruturado para apoiar múltiplas redes locais e promover a intersetorialidade a partir da Assistência Social, o Assessorar para fortalecer materializa as distintas potencialidades da Sociedade Civil para o enfrentamento e a superação de riscos e vulnerabilidades sociais.

Com base na resolução CNAS 27/2011, o programa Assessorar para Fortalecer cumpre seus objetivos, a partir de ações integradas e orientadas pela atividade 1 (Assessoramento político, técnico e administrativo) da referida resolução.

Temas Gerais para 2022

Capacitação

Valores para Convivência: uma experiência em grupos

Essa capacitação trará concepções técnicas para o desenvolvimento de atividades socioeducativas com grupos de crianças e adolescentes, com o objetivo de fortalecer o trabalho socioassistencial.

Saiba mais
Capacitação

Mulheres em Foco: proteção, Valorização e Autocuidado

Promoveremos reflexões sobre a proteção da mulher, fomentando a proteção da família, valorização das conquistas das mulheres na sociedade e incentivo do seu autocuidado, como forma de promover seu protagonismo individual e coletivo.

Saiba mais
Capacitação

Orientar é também Proteger: estratégias preventivas contra o abuso sexual

Apresentaremos algumas estratégias para o trabalho preventivo de combate contra o abuso sexual de crianças e adolescentes, contribuindo com o compartilhamento de informações sobre canais de denúncia e formas de proteção.

Saiba mais
Capacitação

Todos contra o Bullying

Abordaremos a temática de combate ao bullying com a apresentação de estratégias para o desenvolvimento de atividades socioeducativas com grupos de crianças e adolescentes, com o objetivo de fortalecer a convivência e os vínculos.

Saiba mais

Temas específicos para 2022: Capacitação on-line

On-line

A Tecnologia da Informação como ferramenta para o Terceiro Setor

Rogério Olímpio
Carga horária: 10 horas

Inscreva-se
ON-LINE

A inclusão da pessoa surda na Sociedade

Lidiane Franco

Carga horária: 10 horas

Inscreva-se
ON-LINE

Elaboração de laudos, relatórios e pareceres na assistência social

James Alan Santos
Carga horária: 10 horas

Inscreva-se
On-line

Captação de recursos

Mirhay Rodrigues


Carga horária: 10 horas

Inscreva-se
ON-LINE

Técnicas para o trabalho em grupo com famílias

Lidiane Monteiro

Carga horária: 10 horas

Inscreva-se
Em breve

Avaliação de projetos

Mirhay Rodrigues


Carga horária: 10 horas

19 de setembro
Em breve

Gestão de pessoas (equipe, gestão organizacional

a definir

Carga horária: 10 horas

Novembro

Temas anteriores: Capacitação on-line

Gratuito

Construção de Percursos no Pós Pandemia

Fortalecimento e qualificação das entidades e organizações quanto ao seu planejamento, captação de recursos, gestão, monitoramento, avaliação, oferta e execução dos serviços, programas e projetos e benefícios socioassistênciais e para sua atuação na defesa e garantia de direitos.

Inscreva-se
Gratuito

A Assistência Social e as Múltiplas Estratégias para Contar uma História

Uma discussão sobre as vivências, construções e impactos de múltiplas histórias em projetos de vidas individuais e coletivas, correlacionando com às possibilidades decorrentes dos trabalhos desenvolvidos no âmbito da Assistência Social.

Inscreva-se
Gratuito

Proteção Integral e Defesa de Direitos das Crianças, Adolescente e do Jovem.

A Assistência Social brasileira cumpre um papel essencial neste processo, pois traz como um de seus objetivos a proteção social, desenvolvendo estratégias que vão do cuidado e preservação dos vínculos por meio da convivência ao acolhimento operacionalizado por meio de distintas modalidades.

Inscreva-se
Gratuito

A Assistência Social e a Arte

Criando estratégias para o exercício do protagonismo individual e coletivo nesse espetáculo chamado vida. Em algumas aulas daremos mais ênfase na apresentação de casos práticos, para que o curso tenha um equilíbrio pedagógico entre apresentação de conceitos teóricos e prática.

Inscreva-se
Gratuito

O Papel das Organizações da Sociedade Civil no Enfrentamento da Pandemia

Refletir sobre as novas circunstâncias impostas à sociedade no geral pela pandemia, os aprendizados e oportunidades que esta crise nos propõe. Em algumas aulas daremos mais ênfase na apresentação de casos práticos, de modo que o curso tenha um equilíbrio pedagógico entre apresentação de conceitos teóricos e práticas.

Inscreva-se
Gratuito

Planejamento Estratégico e Gestão Financeira para o Terceiro Setor

Apresentar os conceitos elementares da prática de planejamento estratégico para organizar ações da sociedade civil. Conscientizar empreendedores sociais sobre a importância da disciplina de planejamento organizacional. Conhecer e ferramentas UTC a prática de planejamento.

Inscreva-se
Gratuito

Aspectos Jurídicos e Contábeis das Organizações da Sociedade Civil

O curso tem como objetivo abordar aspectos jurídicos e contábeis introdutórios relacionados ao contexto das organizações da sociedade civil voltadas ao Terceiro Setor, e sua atuação nas mais diversas políticas públicas sociais. O participante poderá observar, no transcorrer das aulas, a estrutura da relação entre o Estado e o Terceiro Setor, além de princípios do Direito Tributário, sobre os quais atuam as entidades sem fins lucrativos, inclusive numa imersão à Imunidade Tributária.

Inscreva-se
Gratuito

Comunicação Estratégica para o Terceiro Setor

Comunicação Estratégica para organizações do terceiro setor - a comunicação eficiente é peça fundamental no sucesso e uma organização, seja ela de qual segmento for. Por isso, planejar a mesma de forma estratégica, de acordo com os objetivos da organização, com metas, procedimentos e prazos bem estabelecidos, uma linguagem clara e assertiva, é fundamental.

Inscreva-se