Sociedade Bíblica do Brasil
Sociedade Bíblica do Brasil

Dia 90 na Palavra

Texto(s) da Bíblia

Prefácio e saudação

1Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, conforme a promessa da vida em Cristo Jesus, 2ao amado filho Timóteo.

Que a graça, a misericórdia e a paz, da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor, estejam com você.

Ação de graças

3Dou graças a Deus, a quem, desde os meus antepassados, sirvo com a consciência limpa, porque, sem cessar, lembro de você nas minhas orações, noite e dia. 4Lembro das suas lágrimas e estou ansioso por ver você, para que eu transborde de alegria. 5Lembro da sua fé sem fingimento, a mesma que, primeiramente, habitou em sua avó Loide e em sua mãe Eunice, e estou certo de que habita também em você.

Conselhos

6Por esta razão, venho lembrar-lhe que reavive o dom de Deus que está em você pela imposição das minhas mãos. 7Porque Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.

8Portanto, não se envergonhe do testemunho de nosso Senhor, nem do seu prisioneiro, que sou eu. Pelo contrário, participe comigo dos sofrimentos a favor do evangelho, segundo o poder de Deus, 9que nos salvou e nos chamou com santa vocação, não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos, 10e manifestada agora pelo aparecimento de nosso Salvador Cristo Jesus. Ele não só destruiu a morte, como trouxe à luz a vida e a imortalidade, mediante o evangelho.

11Para este evangelho eu fui designado pregador, apóstolo e mestre 12e, por isso, estou sofrendo estas coisas. Mas não me envergonho, porque sei em quem tenho crido e estou certo de que ele é poderoso para guardar aquilo que me foi confiado até aquele Dia. 13Mantenha o padrão das sãs palavras que de mim você ouviu com fé e com o amor que há em Cristo Jesus. 14Por meio do Espírito Santo, que habita em nós, guarde o bom tesouro que lhe foi confiado.

A situação do apóstolo preso

15Você já deve estar ciente de que todos os da província da Ásia me abandonaram. Entre eles estão Fígelo e Hermógenes. 16Que o Senhor conceda misericórdia à casa de Onesíforo, porque, muitas vezes, me deu ânimo e nunca se envergonhou das minhas algemas. 17Pelo contrário, quando chegou a Roma, me procurou com persistência até me encontrar. 18O Senhor lhe conceda que, naquele Dia, ache misericórdia da parte do Senhor. Você sabe, melhor do que eu, quantos serviços ele me prestou em Éfeso.

2Timóteo 1NAAAbrir na Bíblia

A fidelidade na pregação

1Diante de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar vivos e mortos, pela sua manifestação e pelo seu Reino, peço a você com insistência 2que pregue a palavra, insista, quer seja oportuno, quer não, corrija, repreenda, exorte com toda a paciência e doutrina. 3Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, se rodearão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos. 4Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas. 5Mas você seja sóbrio em todas as coisas, suporte as aflições, faça o trabalho de um evangelista, cumpra plenamente o seu ministério.

6Quanto a mim, já estou sendo oferecido por libação, e o tempo da minha partida chegou. 7Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. 8Desde agora me está guardada a coroa da justiça, que o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda.

O apóstolo abandonado por todos, não por Deus

9Empenhe-se por vir até aqui o mais depressa possível. 10Porque Demas, tendo amado o presente século, me abandonou e se foi para Tessalônica. Crescente foi para a Galácia. Tito foi para a Dalmácia. 11Somente Lucas está comigo. Encontre Marcos e traga-o junto com você, pois me é útil para o ministério. 12Quanto a Tíquico, mandei-o para Éfeso. 13Quando você vier, traga a capa que deixei em Trôade, na casa de Carpo. Traga também os livros, especialmente os pergaminhos. 14Alexandre, o ferreiro, me causou muitos males; o Senhor dará a retribuição de acordo com o que ele fez. 15Tome cuidado com ele também você, porque resistiu fortemente às nossas palavras.

16Na minha primeira defesa, ninguém foi a meu favor; todos me abandonaram. Que isto não lhes seja posto na conta! 17Mas o Senhor esteve ao meu lado e me revestiu de forças, para que, através de mim, a pregação fosse plenamente cumprida, e todos os gentios a ouvissem. E fui libertado da boca do leão. 18O Senhor me livrará também de toda obra maligna e me levará salvo para o seu Reino celestial. A ele, glória para todo o sempre. Amém!

Saudações

19Dê saudações a Prisca e Áquila, e à casa de Onesíforo. 20Erasto ficou em Corinto. Quanto a Trófimo, deixei-o doente em Mileto. 21Faça o possível para vir antes do inverno. Êubulo manda saudações; o mesmo fazem Prudente, Lino, Cláudia e todos os irmãos.

Bênção

22O Senhor esteja com o seu espírito. A graça esteja com vocês.

2Timóteo 4NAAAbrir na Bíblia

O cinto de linho

1Assim me disse o Senhor:

— Vá, compre um cinto de linho e coloque-o em volta da cintura. Não o molhe antes disso.

2Comprei o cinto, segundo a palavra do Senhor, e o pus em volta da cintura. 3Então, pela segunda vez a palavra do Senhor veio a mim, dizendo:

4— Pegue o cinto que você comprou e que está em volta de sua cintura, vá até o rio Eufrates e esconda-o ali na fenda de uma rocha.

5Fui e escondi o cinto junto ao rio Eufrates, como o Senhor me havia ordenado. 6Passados muitos dias, o Senhor me disse:

— Levante-se, vá até o rio Eufrates e pegue o cinto que eu lhe ordenei que escondesse ali.

7Fui até o rio Eufrates, cavei e tirei o cinto do lugar onde o havia escondido. E eis que o cinto tinha apodrecido e não prestava para nada.

8Então a palavra do Senhor veio a mim, dizendo:

9— Assim diz o Senhor: Deste modo farei também apodrecer o orgulho de Judá e o grande orgulho de Jerusalém. 10Este povo mau, que se recusa a ouvir as minhas palavras, que anda segundo a dureza do seu coração e segue outros deuses para os servir e adorar, será tal como este cinto, que não presta para nada. 11Porque, assim como o cinto se apega à cintura de um homem, assim eu fiz apegar-se a mim toda a casa de Israel e toda a casa de Judá, diz o Senhor, para que me fossem por povo, nome, louvor e glória; mas eles não quiseram ouvir.

A jarra de vinho

12Diga-lhes também esta palavra:

— Assim diz o Senhor, Deus de Israel: Toda jarra deve ficar cheia de vinho. Então eles dirão a você: “Não sabemos nós muito bem que toda jarra deve ficar cheia de vinho?” 13Mas você responderá: “Assim diz o Senhor: Eis que eu vou encher de embriaguez todos os moradores desta terra: os reis que se assentam no trono de Davi, os sacerdotes, os profetas e todos os moradores de Jerusalém. 14Eu os farei em pedaços, atirando uns contra os outros, tanto os pais como os filhos, diz o Senhor. Não pouparei, não terei pena, nem terei compaixão deles; nada me impedirá de destruí-los.”

Apelo e ameaças

15Ouçam e prestem atenção:

não sejam orgulhosos!

Porque o Senhor falou.

16Deem glória ao Senhor, seu Deus,

antes que ele faça vir as trevas,

antes que os pés de vocês

tropecem

nos montes tenebrosos

e antes que, esperando vocês a luz,

ele a mude em sombra de morte

e a reduza à escuridão.

17Mas, se vocês

não quiserem ouvir,

eu chorarei em segredo

por causa do orgulho de vocês.

Chorarei amargamente

e os meus olhos

se desfarão em lágrimas,

porque o rebanho do Senhor

foi levado cativo.

18Diga ao rei e à rainha-mãe:

“Humilhem-se e sentem no chão,

porque as gloriosas coroas

caíram da cabeça de vocês.”

19As cidades do Sul estão fechadas,

e não há ninguém que as abra.

Todo o Judá foi levado para o exílio,

todos cativos.

20“Levantem os olhos

e vejam os que vêm do Norte.

Onde está o rebanho

que lhe foi confiado,

o seu lindo rebanho?

21O que você dirá,

quando ele puser por cabeça

sobre você

aqueles a quem você ensinou

a ser amigos?

Será que você não sentirá dores,

como as da mulher

que está dando à luz?

22Talvez você se pergunte:

‘Por que me sobrevieram

estas coisas?’

Então saiba que foi por causa

da multidão de suas maldades

que as abas de sua saia

foram levantadas

e os seus calcanhares

sofrem violência.”

23“Será que o etíope

pode mudar a sua pele

ou o leopardo, as suas manchas?

Se fosse possível, também vocês

poderiam fazer o bem,

estando acostumados a fazer o mal.

24Por isso eu os espalharei

como a palha que é levada

pelo vento do deserto.

25Esta será a parte que lhe cabe,

a porção que reservei para você”,

diz o Senhor,

“porque você se esqueceu de mim

e confiou em mentiras.

26Assim, eu mesmo levantarei

as abas de sua saia

até a altura do seu rosto,

e aparecerão as suas vergonhas.

27Tenho visto as suas abominações

sobre as colinas e no campo,

a saber, os seus adultérios,

os seus relinchos

e a vergonha da sua prostituição.

Ai de você, Jerusalém!

Você não vai se purificar?

Quanto tempo isso vai durar?”

Jeremias 13NAAAbrir na Bíblia

Profecia contra a casa real de Judá

1— Assim diz o Senhor: Desça ao palácio do rei de Judá e anuncie ali esta palavra: 2Ouça a palavra do Senhor, ó rei de Judá, você que se assenta no trono de Davi. Que ouçam também os seus servos e o seu povo que entra por estas portas. 3Assim diz o Senhor: Pratiquem o direito e a justiça e livrem o oprimido das mãos do opressor. Não oprimam nem maltratem o estrangeiro, nem o órfão, nem a viúva. Não derramem sangue inocente neste lugar. 4Porque, se vocês de fato cumprirem esta palavra, então pelas portas deste palácio entrarão os reis que se assentarão no trono de Davi, em carros e montados em cavalos, eles, os seus servos e o seu povo. 5Mas, se não ouvirem estas palavras, juro por mim mesmo, diz o Senhor, que este palácio se tornará em ruínas. 6Porque assim diz o Senhor a respeito do palácio do rei de Judá:

“Para mim você é como Gileade

e o pico dos montes do Líbano,

mas certamente farei de você

um deserto e cidades desabitadas.

7Designarei contra você

destruidores,

cada um com as suas armas;

eles cortarão

os seus melhores cedros

e os lançarão no fogo.”

8— Muitas nações passarão por esta cidade, e dirão uns aos outros: “Por que o Senhor fez uma coisa dessas com esta grande cidade?” 9Então se responderá: “Porque abandonaram a aliança do Senhor, seu Deus, e adoraram outros deuses e os serviram.”

Profecia a respeito de Salum, rei de Judá

10Não chorem pelo rei morto,

nem lamentem a sua perda.

Chorem amargamente

por aquele que foi para o exílio,

porque nunca mais voltará

nem verá a terra onde nasceu.

11Porque assim diz o Senhor a respeito de Salum, filho de Josias, rei de Judá, que reinou em lugar de Josias, seu pai, e que foi levado deste lugar:

— Nunca mais voltará para cá. 12Porque morrerá no lugar para onde o levaram cativo e nunca mais verá esta terra.

Profecia contra Jeoaquim, rei de Judá

13“Ai daquele que edifica a sua casa

com injustiça

e os seus aposentos,

contrariando o direito!

Que faz o seu próximo

trabalhar de graça,

sem lhe pagar o salário.

14Ai daquele que diz:

‘Edificarei para mim

uma casa bem grande,

com aposentos espaçosos.’

Então ele põe janelas na casa,

forra as paredes com cedro,

e a pinta de vermelho.

15Você acha que reinará

só porque compete com outros

no uso de cedro?

Por acaso o seu pai

não comeu e bebeu,

e não praticou o juízo e a justiça?

Por isso, tudo lhe corria bem.

16Julgou a causa do aflito

e do necessitado,

e tudo lhe corria bem.

Por acaso, não é isso que se chama

conhecer-me?” —

diz o Senhor.

17“Mas os seus olhos

e o seu coração

estão voltados somente

para a ganância,

para derramar sangue inocente

e para levar a efeito

a violência e a extorsão.”

18Portanto, assim diz o Senhor a respeito de Jeoaquim, filho de Josias, rei de Judá:

“Não o lamentarão, dizendo:

‘Ai, meu irmão!’

Ou: ‘Ai, minha irmã!’

Nem o lamentarão, dizendo:

‘Ai, senhor!’

Ou: ‘Ai, majestade!’

19Como se sepulta um jumento,

assim o sepultarão:

será arrastado e lançado

para bem longe,

para fora dos portões

de Jerusalém.”

20“Suba ao Líbano, ó Jerusalém,

e grite;

erga a sua voz em Basã

e grite desde Abarim,

porque todos os seus amantes

estão esmagados.

21Falei com você

na sua prosperidade,

mas você disse: ‘Não ouvirei.’

Tem sido este o seu caminho,

desde a sua mocidade,

pois você nunca deu ouvidos

à minha voz.

22O vento apascentará

todos os seus pastores,

e os seus amantes

irão para o cativeiro;

então você certamente ficará

envergonhada e confusa,

por causa de toda a sua maldade.

23Você, que habita no Líbano

e faz o seu ninho nos cedros,

como vai gemer quando vierem

as dores e as angústias

como as da mulher

que está dando à luz!”

Profecia contra Jeconias, rei de Judá

24— Tão certo como eu vivo, diz o Senhor, ainda que Jeconias, filho de Jeoaquim, rei de Judá, fosse o anel de selar na minha mão direita, eu dali o arrancaria. 25Vou entregá-lo, ó rei, nas mãos dos que procuram tirar a sua vida e nas mãos daqueles a quem você teme, a saber, nas mãos de Nabucodonosor, rei da Babilônia, e nas mãos dos caldeus. 26Lançarei você e a sua mãe, que o pôs no mundo, para outra terra, em que vocês não nasceram; e ali morrerão. 27Mas à terra da qual eles terão saudades, a essa não voltarão.

28Será que este Jeconias

é como um vaso quebrado

e desprezado,

do qual ninguém se agrada?

Por que é que ele e os seus filhos

foram lançados fora,

jogados numa terra

que não conhecem?

29Ó terra, terra, terra!

Ouça a palavra do Senhor!

30Assim diz o Senhor:

“Registrem que esse homem

não teve filhos.

É homem que não prosperará

nos seus dias,

e nenhum dos seus filhos

prosperará,

para se assentar no trono de Davi

e ainda reinar em Judá.”

Jeremias 22NAAAbrir na Bíblia

Fé inabalável

Cântico de peregrinação

1Os que confiam no Senhor

são como o monte Sião,

que não se abala,

mas continua firme

para sempre.

2Como em volta de Jerusalém

estão os montes,

assim o Senhor está

ao redor do seu povo,

desde agora e para sempre.

3O cetro dos ímpios

não permanecerá

na terra dos justos,

para que os justos não comecem

a praticar a iniquidade.

4Faze o bem, Senhor,

aos bons e aos retos de coração.

5Quanto aos que se desviam

para caminhos tortuosos,

o Senhor os levará

juntamente com os malfeitores.

Paz sobre Israel!

Salmos 125NAAAbrir na Bíblia

Perseguido, mas não derrotado

Cântico de peregrinação

1Muitas vezes me angustiaram

desde a minha mocidade —

Israel que o diga —;

2muitas vezes me angustiaram

desde a minha mocidade,

mas não prevaleceram contra mim.

3Os lavradores passaram o arado

nas minhas costas

e abriram longos sulcos.

4Mas o Senhor é justo;

cortou as cordas dos ímpios.

5Sejam envergonhados e repelidos

todos os que odeiam Sião!

6Sejam como a erva dos telhados,

que seca antes de florescer,

7que não enche a mão do ceifeiro,

nem os braços daquele

que ata os feixes!

8E também os que passam

não digam:

“A bênção do Senhor

seja com vocês!

Nós os abençoamos

em nome do Senhor!”

Salmos 129NAAAbrir na Bíblia
Sociedade Bíblica do Brasilv.4.19.0
SIGA A SBB: