Sociedade Bíblica do Brasil
Sociedade Bíblica do Brasil

Dia 20 na Palavra

Texto(s) da Bíblia

Ensino a respeito das esmolas

1— Evitem praticar as suas obras de justiça diante dos outros para serem vistos por eles; porque, sendo assim, vocês já não terão nenhuma recompensa junto do Pai de vocês, que está nos céus.

2— Quando, pois, você der esmola, não fique tocando trombeta nas sinagogas e nas ruas, como fazem os hipócritas, para serem elogiados pelos outros. Em verdade lhes digo que eles já receberam a sua recompensa. 3Mas, ao dar esmola, que a sua mão esquerda ignore o que a mão direita está fazendo, 4para que a sua esmola fique em secreto. E o seu Pai, que vê em secreto, lhe dará a recompensa.

Ensino a respeito da oração
Lc 11.2-4

5— E, quando orarem, não sejam como os hipócritas, que gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos pelos outros. Em verdade lhes digo que eles já receberam a sua recompensa. 6Mas, ao orar, entre no seu quarto e, fechada a porta, ore ao seu Pai, que está em secreto. E o seu Pai, que vê em secreto, lhe dará a recompensa. 7E, orando, não usem vãs repetições, como os gentios; porque eles pensam que por muito falar serão ouvidos. 8Não sejam, portanto, como eles; porque o Pai de vocês sabe o que vocês precisam, antes mesmo de lhe pedirem.

9— Portanto, orem assim:

“Pai nosso, que estás nos céus,

santificado seja o teu nome;

10venha o teu Reino;

seja feita a tua vontade,

assim na terra como no céu;

11o pão nosso de cada dia

nos dá hoje;

12e perdoa-nos as nossas dívidas,

assim como nós

também perdoamos

aos nossos devedores;

13e não nos deixes

cair em tentação;

mas livra-nos do mal

[pois teu é o Reino,

o poder e a glória

para sempre. Amém]!”

14— Porque, se perdoarem aos outros as ofensas deles, também o Pai de vocês, que está no céu, perdoará vocês; 15se, porém, não perdoarem aos outros as ofensas deles, também o Pai de vocês não perdoará as ofensas de vocês.

Ensino a respeito do jejum

16— Quando vocês jejuarem, não fiquem com uma aparência triste, como os hipócritas; porque desfiguram o rosto a fim de parecer aos outros que estão jejuando. Em verdade lhes digo que eles já receberam a sua recompensa. 17Mas você, quando jejuar, unja a cabeça e lave o rosto, 18a fim de não parecer aos outros que você está jejuando, e sim ao seu Pai, em secreto. E o seu Pai, que vê em secreto, lhe dará a recompensa.

Os tesouros no céu
Lc 12.33-34

19— Não acumulem tesouros sobre a terra, onde as traças e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; 20mas ajuntem tesouros no céu, onde as traças e a ferrugem não corroem, e onde ladrões não escavam, nem roubam. 21Porque, onde estiver o seu tesouro, aí estará também o seu coração.

A luz do corpo
Lc 11.34-36

22— Os olhos são a lâmpada do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz; 23se, porém, os seus olhos forem maus, todo o seu corpo estará em trevas. Portanto, se a luz que existe em você são trevas, que grandes trevas serão!

Os dois senhores
Lc 16.13

24— Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou irá odiar um e amar o outro, ou irá se dedicar a um e desprezar o outro. Vocês não podem servir a Deus e às riquezas.

As preocupações
Lc 12.22-34

25— Por isso, digo a vocês: não se preocupem com a sua vida, quanto ao que irão comer ou beber; nem com o corpo, quanto ao que irão vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e não é o corpo mais do que as roupas? 26Observem as aves do céu, que não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros. No entanto, o Pai de vocês, que está no céu, as sustenta. Será que vocês não valem muito mais do que as aves? 27Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida?

28— E por que se preocupam com o que vão vestir? Observem como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam. 29Eu, porém, afirmo a vocês que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. 30Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, não fará muito mais por vocês, homens de pequena fé? 31Portanto, não se preocupem, dizendo: “Que comeremos?”, “Que beberemos?” ou “Com que nos vestiremos?” 32Porque os gentios é que procuram todas estas coisas. O Pai de vocês, que está no céu, sabe que vocês precisam de todas elas. 33Mas busquem em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas lhes serão acrescentadas.

34— Portanto, não se preocupem com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.

Mateus 6NAAAbrir na Bíblia

A arca da aliança

Êx 25.10-15

1Bezalel fez também a arca de madeira de acácia, de um metro e dez de comprimento, sessenta e seis centímetros de largura e sessenta e seis de altura. 2Ele a revestiu de ouro puro, por dentro e por fora, e pôs um remate de ouro ao redor. 3Fundiu para ela quatro argolas de ouro e fixou-as nos quatro cantos da arca: duas argolas num lado dela e duas argolas no outro lado. 4Fez também cabos grossos de madeira de acácia e os revestiu de ouro. 5Passou os cabos pelas argolas nos lados da arca, para que ela pudesse ser carregada por meio deles.

O propiciatório

Êx 25.17-22

6Fez também o propiciatório de ouro puro, de um metro e dez de comprimento e sessenta e seis centímetros de largura. 7Fez também dois querubins de ouro, nas duas extremidades do propiciatório. 8Um querubim, na extremidade de uma parte, e o outro, na extremidade da outra parte; de uma só peça com o propiciatório fez os querubins nas duas extremidades dele. 9Os querubins estendiam as asas por cima, cobrindo com elas o propiciatório. Estavam de frente um para o outro, olhando para o propiciatório.

A mesa dos pães da proposição

Êx 25.23-30

10Fez também a mesa de madeira de acácia. Tinha o comprimento de oitenta e oito centímetros, a largura de quarenta e quatro centímetros, e a altura de sessenta e seis centímetros. 11Revestiu-a de ouro puro e pôs um remate de ouro ao redor. 12Também lhe fez uma borda ao redor, da largura de quatro dedos, e pôs um remate ao redor da borda. 13Também fez quatro argolas de ouro e fixou-as nos quatro cantos que estavam nos quatro pés da mesa. 14Perto da borda estavam as argolas, como lugares para os cabos, para carregar a mesa. 15Fez os cabos de madeira de acácia e revestiu-os de ouro, para que a mesa pudesse ser carregada por meio deles. 16Também fez de ouro puro os utensílios que deveriam estar sobre a mesa: os seus pratos, os seus recipientes para incenso, as suas jarras e as suas taças em que seriam oferecidas as libações.

O candelabro

Êx 25.31-39

17Fez também o candelabro de ouro puro; de ouro batido o fez. O seu pedestal, a sua haste, os seus cálices, as suas maçanetas e as suas flores formavam com ele uma só peça. 18Seis hastes saíam dos lados do candelabro; três de um lado e três do outro. 19Numa haste havia três cálices com formato de amêndoas, uma maçaneta e uma flor; na outra haste havia três cálices com formato de amêndoas, uma maçaneta e uma flor; assim eram as seis hastes que saíam do candelabro. 20Mas no candelabro mesmo havia quatro cálices com formato de amêndoas, com suas maçanetas e com suas flores. 21Havia uma maçaneta sob duas hastes que saíam dele; e ainda uma maçaneta sob duas outras hastes que saíam dele; e ainda mais uma maçaneta sob duas outras hastes que saíam dele; assim se fez com as seis hastes que saíam do candelabro. 22As maçanetas e as hastes do candelabro formavam uma só peça com o mesmo; tudo era de uma só peça, obra batida de ouro puro. 23Fez também as sete lâmpadas do candelabro. As suas tesouras de cortar pavios e os seus apagadores eram de ouro puro. 24Com trinta e quatro quilos de ouro puro se fez o candelabro com todos os seus utensílios.

O altar do incenso

Êx 30.1-10

25Fez de madeira de acácia o altar do incenso. Era quadrado, tendo quarenta e cinco centímetros de comprimento e quarenta e cinco de largura; a altura era de noventa centímetros. Os chifres formavam uma só peça com ele. 26Revestiu-o de ouro puro, a parte superior, as paredes ao redor e os chifres; pôs também um remate de ouro ao redor. 27Fez também duas argolas de ouro e colocou-as debaixo do remate, de ambos os lados. Por essas argolas foram passados os cabos, para que se pudesse levar o altar. 28Fez esses cabos de madeira de acácia, revestindo-os de ouro.

O óleo sagrado e o incenso santo

Êx 30.22-38

29Fez também o óleo sagrado para a unção e o incenso aromático, puro, segundo a arte do perfumista.

Êxodo 37NAAAbrir na Bíblia

Deus manda Moisés armar o tabernáculo

1Depois o Senhor disse a Moisés:

2— No primeiro dia do primeiro mês, arme o tabernáculo da tenda do encontro. 3Ponha nele a arca do testemunho e cubra-a com o véu. 4Ponha nele a mesa e coloque em ordem as coisas que estão sobre ela; ponha nele também o candelabro e monte as suas lâmpadas. 5Coloque o altar de ouro para o incenso diante da arca do testemunho e pendure o cortinado da porta do tabernáculo. 6Coloque o altar do holocausto diante da porta do tabernáculo da tenda do encontro. 7Ponha a bacia entre a tenda do encontro e o altar e encha-a com água. 8Depois, arme o átrio ao redor e pendure o cortinado à porta do átrio.

9— Pegue o óleo da unção, e unja o tabernáculo e tudo o que nele está, e consagre-o com todos os seus pertences; e será santo. 10Unja também o altar do holocausto e todos os seus utensílios e consagre o altar; e o altar se tornará santíssimo. 11Depois, unja a bacia e o seu suporte e consagre-a.

12— Faça com que Arão e seus filhos se aproximem da porta da tenda do encontro e mande que se lavem com água. 13Vista Arão com as vestes sagradas, unja e consagre-o para que me sirva como sacerdote. 14Faça com que também os filhos de Arão se aproximem, vista-os com as túnicas, 15e unja-os assim como você ungiu o pai deles, para que me oficiem como sacerdotes; sua unção lhes será por sacerdócio perpétuo de geração em geração.

O tabernáculo é armado

16E Moisés fez tudo segundo o Senhor lhe havia ordenado. 17No primeiro mês do segundo ano, no primeiro dia do mês, o tabernáculo foi armado. 18Moisés ergueu o tabernáculo, pôs as suas bases, armou as suas tábuas, colocou nele as suas vigas superiores e levantou as suas colunas; 19estendeu a tenda sobre o tabernáculo e pôs a cobertura da tenda por cima, segundo o Senhor havia ordenado a Moisés. 20Pegou o testemunho e o pôs na arca, passou os cabos na arca e pôs o propiciatório em cima da arca. 21Introduziu a arca no tabernáculo, pendurou o véu do cortinado e com ele cobriu a arca do testemunho, segundo o Senhor havia ordenado a Moisés. 22Pôs também a mesa na tenda do encontro, ao lado do tabernáculo, para o norte, fora do véu, 23e sobre ela pôs em ordem os pães da proposição diante do Senhor, segundo o Senhor havia ordenado a Moisés. 24Pôs também, na tenda do encontro, o candelabro diante da mesa, ao lado do tabernáculo, para o sul, 25e preparou as lâmpadas diante do Senhor, segundo o Senhor havia ordenado a Moisés. 26Pôs o altar de ouro na tenda do encontro, diante do véu, 27e acendeu sobre ele o incenso aromático, segundo o Senhor havia ordenado a Moisés. 28Pendurou também o cortinado da porta do tabernáculo, 29pôs o altar do holocausto à porta do tabernáculo da tenda do encontro e ofereceu sobre ele holocausto e oferta de cereais, segundo o Senhor havia ordenado a Moisés. 30Pôs a bacia entre a tenda do encontro e o altar e a encheu de água, para se lavar. 31Nela, Moisés, Arão e seus filhos lavavam as mãos e os pés, 32quando entravam na tenda do encontro e quando se aproximavam do altar, segundo o Senhor havia ordenado a Moisés. 33Levantou também o átrio ao redor do tabernáculo e do altar e pendurou o cortinado da porta do átrio. Assim Moisés acabou a obra.

A nuvem cobre o tabernáculo

Nm 9.15-23

34Então a nuvem cobriu a tenda do encontro, e a glória do Senhor encheu o tabernáculo. 35Moisés não podia entrar na tenda do encontro, porque a nuvem permanecia sobre ela, e a glória do Senhor enchia o tabernáculo. 36Quando a nuvem se levantava de sobre o tabernáculo, os filhos de Israel seguiam adiante, em todas as suas jornadas; 37se a nuvem, porém, não se levantava, não seguiam adiante, até o dia em que ela se levantava. 38De dia, a nuvem do Senhor repousava sobre o tabernáculo, e, de noite, havia fogo nela, à vista de toda a casa de Israel, em todas as suas jornadas.

Êxodo 40NAAAbrir na Bíblia

Os holocaustos

1O Senhor chamou Moisés e, da tenda do encontro, lhe disse:

2— Fale aos filhos de Israel e diga-lhes: Quando alguém trouxer oferta ao Senhor, traga um animal do rebanho de gado ou do rebanho de gado miúdo.

3— Se a oferta for holocausto do rebanho de gado, o homem trará um macho sem defeito. Ele o trará à porta da tenda do encontro, para que o homem seja aceito diante do Senhor. 4Porá a mão sobre a cabeça do holocausto, para que seja aceito a favor dele, para a sua expiação. 5Depois, matará o novilho diante do Senhor. Os filhos de Arão, os sacerdotes, apresentarão o sangue e o aspergirão ao redor sobre o altar que está diante da porta da tenda do encontro. 6Então ele tirará o couro do animal e o cortará em pedaços. 7E os filhos do sacerdote Arão acenderão fogo sobre o altar e porão em ordem lenha sobre o fogo. 8Também os filhos de Arão, os sacerdotes, colocarão em ordem os pedaços, a saber, a cabeça e a gordura, sobre a lenha que está no fogo sobre o altar. 9Porém as entranhas e as pernas, o sacerdote as lavará com água; e queimará tudo isso sobre o altar; é holocausto, oferta queimada, de aroma agradável ao Senhor.

10— Se a oferta for de gado miúdo, de carneiros ou de cabritos, para holocausto, trará um macho sem defeito. 11E matará o animal ao lado do altar, para o lado norte, diante do Senhor. Os filhos de Arão, os sacerdotes, aspergirão o seu sangue sobre o altar, ao redor. 12Depois, ele o cortará em pedaços, junto com a cabeça e a gordura; e o sacerdote os porá em ordem sobre a lenha que está no fogo sobre o altar. 13Porém as entranhas e as pernas serão lavadas com água; e o sacerdote oferecerá tudo isso e o queimará sobre o altar; é holocausto, oferta queimada, de aroma agradável ao Senhor.

14— Se a oferta ao Senhor for holocausto de aves, trará a sua oferta de rolinhas ou de pombinhos. 15O sacerdote a trará ao altar, destroncará a cabeça da ave, sem a separar do pescoço, e a queimará sobre o altar; o sangue da ave, ele o fará correr na parede do altar. 16Tirará o papo com suas penas e o jogará junto ao altar, para o lado leste, no lugar da cinza. 17Então abrirá a ave, puxando pelas asas, mas sem separá-la em duas metades; o sacerdote a queimará sobre o altar, em cima da lenha que está no fogo; é holocausto, oferta queimada, de aroma agradável ao Senhor.

Levítico 1NAAAbrir na Bíblia

As ofertas de cereais

1— Quando alguma pessoa fizer oferta de cereais ao Senhor, a sua oferta será da melhor farinha; derramará azeite sobre a farinha e porá incenso sobre ela. 2Levará a oferta aos filhos de Arão, os sacerdotes, e um deles pegará um punhado da melhor farinha e do seu azeite com todo o seu incenso e os queimará como porção memorial sobre o altar; é oferta queimada, de aroma agradável ao Senhor. 3O que ficar da oferta de cereais será de Arão e de seus filhos; é coisa santíssima das ofertas queimadas ao Senhor.

4— Quando você trouxer oferta de cereais, assada no forno, será de bolos sem fermento feitos da melhor farinha, amassados com azeite e pãezinhos bem finos, sem fermento e untados com azeite. 5Se a oferta que você trouxer for de cereais cozida na assadeira, será da melhor farinha sem fermento amassada com azeite. 6Você a partirá em pedaços e derramará azeite sobre ela; é oferta de cereais. 7Se a oferta que você trouxer for de cereais preparados na frigideira, deverá ser da melhor farinha com azeite.

8— E a oferta de cereais que será feita daquilo, você a trará ao Senhor; será apresentada ao sacerdote, o qual a levará ao altar. 9Da oferta de cereais o sacerdote pegará a porção memorial e a queimará sobre o altar; é oferta queimada, de aroma agradável ao Senhor. 10O que ficar da oferta de cereais será de Arão e de seus filhos; é coisa santíssima das ofertas queimadas ao Senhor.

11— Nenhuma oferta de cereais, que você apresentar ao Senhor, será feita com fermento; porque vocês não devem queimar nem fermento nem mel como oferta ao Senhor. 12Vocês podem trazê-los ao Senhor como oferta das primícias, mas não os porão sobre o altar como aroma agradável. 13Tempere com sal todas as suas ofertas de cereais. Na sua oferta de cereais você não deixará faltar o sal da aliança do seu Deus; em todas as suas ofertas você aplicará sal.

14— Se você trouxer ao Senhor oferta de cereais das primícias, faça a oferta de cereais das suas primícias de espigas verdes, tostadas ao fogo, isto é, os grãos esmagados de espigas verdes. 15Derrame azeite sobre ela e, por cima, ponha incenso; é oferta de cereais. 16Assim, o sacerdote queimará a porção memorial dos grãos de espigas esmagados e do azeite, com todo o incenso; é oferta queimada ao Senhor.

Levítico 2NAAAbrir na Bíblia

1Melhor é um bocado seco

e tranquilidade

do que a casa cheia de carnes

e brigas.

2O escravo sábio dominará sobre

o filho que causa vergonha

e, entre os irmãos,

terá parte na herança.

3O crisol prova a prata

e o forno prova o ouro;

mas o Senhor prova os corações.

4O malfeitor dá atenção

aos lábios iníquos;

o mentiroso inclina os ouvidos

para a língua maligna.

5Quem zomba do pobre insulta

aquele que o criou;

o que se alegra com a calamidade

não ficará impune.

6Coroa dos velhos

são os filhos dos filhos;

e a glória dos filhos são os pais.

7Palavras bonitas

não ficam bem ao insensato;

muito menos a mentira

na boca do príncipe!

8O suborno é pedra mágica

aos olhos de quem o oferece;

onde quer que for oferecido

dará resultado.

9Quem encobre a transgressão

fortalece a amizade,

mas o que insiste no assunto

separa os maiores amigos.

10Uma repreensão cala mais fundo

em quem tem juízo

do que cem chicotadas

no insensato.

11O rebelde só procura

fazer o mal;

por isso, um mensageiro cruel

será enviado contra ele.

12Melhor é encontrar uma ursa

da qual roubaram os filhotes

do que o insensato na sua tolice.

13Quanto àquele que paga

o bem com o mal,

o mal não se afastará da sua casa.

14Começar uma discussão é como

abrir uma represa;

por isso, desista

antes que surja o conflito.

15O Senhor detesta

quem justifica o ímpio

e quem condena o justo;

ele detesta

tanto um quanto o outro.

16De que serviria o dinheiro

na mão do tolo

para comprar a sabedoria,

se ele não tem entendimento?

17O amigo ama em todo tempo,

e na angústia nasce o irmão.

18Quem não tem juízo

se compromete,

ficando por fiador do seu próximo.

19Quem ama a discórdia

ama o pecado;

o que faz alta a sua porta

facilita a própria queda.

20O perverso de coração

jamais encontra o bem;

e o que diz coisas más

acaba em desgraça.

21Quem gera um tolo faz isso

para a sua própria tristeza;

o pai do insensato

não terá alegria.

22O coração alegre é bom remédio,

mas o espírito abatido

faz secar os ossos.

23O ímpio aceita suborno

secretamente,

para perverter

as veredas da justiça.

24A sabedoria

é o alvo do inteligente,

mas o tolo volta os olhos

para os confins da terra.

25O filho insensato

é tristeza para o pai

e amargura para quem o deu à luz.

26Não é bom punir o justo;

é contra todo direito

ferir o príncipe.

27Quem controla as suas palavras

possui conhecimento,

e o sereno de espírito

é inteligente.

28Até o insensato, quando se cala,

é tido por sábio;

se fica de boca fechada,

passa por inteligente.

Provérbios 17NAAAbrir na Bíblia

1Melhor é o pobre que anda

na sua integridade

do que o perverso de lábios,

que é um tolo.

2Não é bom agir sem pensar;

quem se precipita acaba pecando.

3A tolice de uma pessoa

perverte o seu caminho,

mas é contra o Senhor que

o seu coração se irrita.

4Na riqueza,

os amigos se multiplicam;

mas o pobre, até o seu único amigo

o abandona.

5A falsa testemunha

não ficará impune,

e o que profere mentiras

não escapará.

6Ao generoso, muitos o adulam,

e todos são amigos

de quem dá presentes.

7Se os irmãos do pobre

o detestam,

quanto mais se afastarão dele

os seus amigos!

Corre atrás deles com súplicas,

mas não os alcança.

8Quem adquire sabedoria

ama a sua alma;

o que conserva o entendimento

acha o bem.

9A falsa testemunha

não ficará impune,

e o que profere mentiras perecerá.

10Ao tolo não fica bem

viver no luxo;

quanto menos ao escravo

dominar os príncipes!

11O bom senso leva a pessoa

a controlar a sua ira;

a sua glória é perdoar as ofensas.

12A indignação do rei

é como o rugido do leão,

mas a sua bondade

é como o orvalho sobre a relva.

13Um filho tolo

é a desgraça do pai,

e uma esposa briguenta

é como uma goteira

que não para.

14A casa e os bens vêm

como herança dos pais,

mas a esposa sensata

vem do Senhor.

15A preguiça faz cair

em profundo sono,

e o ocioso passará fome.

16Quem guarda o mandamento

guarda a sua alma,

mas o que despreza

os seus caminhos,

esse morrerá.

17Quem se compadece do pobre

empresta ao Senhor,

e este lhe retribuirá o benefício.

18Corrija o seu filho,

enquanto há esperança,

mas não se exceda

a ponto de matá-lo.

19Aquele que se deixa levar pela ira

terá de sofrer o castigo;

porque, se você o livrar,

terá de livrá-lo de novo.

20Ouça os conselhos

e receba a instrução,

para que você seja sábio

a partir de agora.

21Há muitos planos

no coração do ser humano,

mas o propósito do Senhor

permanecerá.

22O que torna alguém agradável

é a sua misericórdia;

o pobre é preferível ao mentiroso.

23O temor do Senhor

conduz à vida;

aquele que o tem ficará satisfeito,

e mal nenhum o visitará.

24O preguiçoso põe a mão

no prato

e não quer ter o trabalho

de a levar à boca.

25Castigue o zombador,

e o ingênuo aprenderá

a prudência;

repreenda o sábio,

e ele crescerá

no conhecimento.

26Quem maltrata o seu pai

ou manda embora a sua mãe

é filho que causa vergonha

e traz desonra.

27Meu filho, se deixar de ouvir

a instrução,

você se desviará das palavras

do conhecimento.

28A testemunha depravada

zomba da justiça,

e a boca dos ímpios

devora a iniquidade.

29Preparados estão os juízos

para os zombadores

e os açoites para as costas

dos tolos.

Provérbios 19NAAAbrir na Bíblia
Sociedade Bíblica do Brasilv.4.19.0
SIGA A SBB: