Sociedade Bíblica do Brasil
Sociedade Bíblica do Brasil

Plano de leitura da Bíblia – dia 161

Texto(s) da Bíblia

Agradar ao próximo e não a si mesmo

1Ora, nós que somos fortes na fé temos de suportar as debilidades dos fracos e não agradar a nós mesmos. 2Portanto, cada um de nós agrade ao próximo no que é bom para edificação. 3Porque também Cristo não agradou a si mesmo; pelo contrário, como está escrito: “Os insultos dos que te insultavam caíram sobre mim.” 4Pois tudo o que no passado foi escrito, para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança. 5Ora, o Deus da paciência e da consolação lhes conceda o mesmo modo de pensar de uns para com os outros, segundo Cristo Jesus, 6para que vocês, unânimes e a uma só voz, glorifiquem o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo.

7Portanto, acolham uns aos outros, como também Cristo acolheu vocês para a glória de Deus. 8Pois digo que Cristo foi constituído ministro da circuncisão, em prol da verdade de Deus, para confirmar as promessas feitas aos nossos pais 9e para que os gentios glorifiquem a Deus por causa da sua misericórdia, como está escrito:

“Por isso, eu te glorificarei

entre os gentios

e cantarei louvores

ao teu nome.”

10E também diz:

“Alegrem-se, ó gentios,

com o povo de Deus.”

11E ainda:

“Louvem o Senhor,

todos vocês, gentios,

e todos os povos o louvem.”

12Também Isaías diz:

“Virá a raiz de Jessé,

aquele que se levanta

para governar os gentios;

nele os gentios esperarão.”

13E o Deus da esperança encha vocês de toda alegria e paz na fé que vocês têm, para que sejam ricos de esperança no poder do Espírito Santo.

Romanos 15:1-13NAAAbrir na Bíblia

Davi, outra vez, com Aquis, rei de Gate

1Davi disse consigo mesmo:

— Pode ser que algum dia eu venha a perecer nas mãos de Saul. Portanto, não há nada melhor para mim do que fugir para a terra dos filisteus. Isto para que Saul perca de todo as esperanças e deixe de me procurar em toda a terra de Israel; assim, me livrarei das mãos dele.

2Davi se levantou e, com os seiscentos homens que estavam com ele, foi até Aquis, filho de Maoque, rei de Gate. 3Davi ficou morando com Aquis, na cidade de Gate, ele e os seus homens, cada um com a sua família. Davi foi com as suas duas mulheres: Ainoã, a jezreelita, e Abigail, a viúva de Nabal, o carmelita. 4Quando Saul foi avisado de que Davi tinha fugido para Gate, desistiu de o perseguir.

5Davi disse a Aquis:

— Se encontrei favor em sua presença, dê-me um lugar numa das cidades do interior, para que eu more ali. Por que este seu servo ficaria morando com você na cidade real?

6Então, naquele dia, Aquis deu a Davi a cidade de Ziclague. Por isso, Ziclague pertence aos reis de Judá até o dia de hoje. 7E todo o tempo que Davi permaneceu na terra dos filisteus foi um ano e quatro meses.

8Davi ia com os seus homens, e eles atacavam os gesuritas, os gersitas e os amalequitas, porque estes eram os moradores da terra desde Telã, na direção de Sur, até a terra do Egito. 9Quando Davi atacava aquela terra, não deixava com vida nem homem nem mulher, e tomava as ovelhas, os bois, os jumentos, os camelos e as roupas. Então voltava e vinha para junto de Aquis. 10Quando Aquis perguntava: “Quem foi que você atacou hoje?”, Davi respondia: “Ataquei o Sul de Judá, o Sul dos jerameelitas, e o Sul dos queneus.” 11Davi não deixava com vida nem homem nem mulher, para os trazer a Gate, pois dizia: “Para que não nos denunciem, dizendo: ‘É assim que Davi fazia.’” Este era o seu modo de agir durante todo o tempo em que morou na terra dos filisteus. 12Aquis confiava em Davi, dizendo:

— Ele levou o seu povo de Israel a odiá-lo de verdade, e por isso será meu servo para sempre.

1Samuel 27NAAAbrir na Bíblia

Saul consulta a médium de En-Dor

1E aconteceu que, naqueles dias, os filisteus reuniram os seus exércitos para a guerra, para lutar contra Israel. Então Aquis disse a Davi:

— Fique sabendo que você irá comigo para a batalha, você e os seus homens.

2Então Davi disse a Aquis:

— Assim você saberá o quanto este seu servo pode fazer.

Aquis respondeu:

— Por isso, você será meu guarda pessoal para sempre.

3Samuel já havia morrido, e todo o Israel o tinha chorado e o tinha sepultado em Ramá, que era a sua cidade. Saul havia desterrado os médiuns e os adivinhos.

4Os filisteus se reuniram e foram acampar em Suném. Saul reuniu todo o Israel, e eles acamparam em Gilboa. 5Quando Saul viu o acampamento dos filisteus, foi tomado de medo, e muito se estremeceu o seu coração. 6Saul consultou o Senhor, porém o Senhor não lhe respondeu, nem por sonhos, nem por Urim, nem por profetas. 7Então Saul disse aos seus servos:

— Procurem uma mulher que seja médium, para que eu me encontre com ela e a consulte.

Os servos responderam:

— Há uma mulher em En-Dor que é médium.

8Saul se disfarçou, vestiu outras roupas e se foi, acompanhado de dois homens. Chegaram de noite à casa da mulher, e Saul lhe disse:

— Peço que você adivinhe para mim pela necromancia e me faça subir aquele que eu lhe disser.

9Mas a mulher respondeu:

— Você sabe muito bem o que Saul fez: eliminou da terra os médiuns e adivinhos. Então por que você está me preparando uma armadilha, que pode me levar à morte?

10Então Saul lhe jurou pelo Senhor, dizendo:

— Tão certo como vive o Senhor, nenhum castigo lhe sobrevirá por isso.

11Então a mulher perguntou:

— Quem você quer que eu faça subir?

Ele respondeu:

— Samuel.

12Quando a mulher viu Samuel, gritou em alta voz e disse a Saul:

— Por que você me enganou? Pois você mesmo é Saul.

13Mas o rei disse à mulher:

— Não tenha medo! O que você está vendo?

A mulher respondeu a Saul:

— Vejo um deus subindo da terra.

14Ele perguntou:

— Como é a sua figura?

Ela respondeu:

— Vem subindo um ancião e está enrolado numa capa.

Então Saul entendeu que se tratava de Samuel. Ele se inclinou com o rosto em terra e se prostrou.

15Samuel perguntou a Saul:

— Por que você foi me perturbar, fazendo-me subir?

Então Saul disse:

— É que estou muito angustiado, porque os filisteus guerreiam contra mim, e Deus se afastou de mim e já não me responde, nem pelo ministério dos profetas, nem por sonhos. Por isso o chamei para que você me revele o que devo fazer.

16Então Samuel disse:

— Por que você pergunta a mim, visto que o Senhor se afastou de você e se tornou seu inimigo? 17Porque o Senhor fez com você o que havia anunciado por meio de mim: rasgou das suas mãos o reino e o deu a alguém outro, que é Davi. 18Você não deu ouvidos à voz do Senhor e não executou o que ele, no furor da sua ira, ordenou contra Amaleque, por isso o Senhor fez isso com você, hoje. 19O Senhor entregará também Israel, com você, nas mãos dos filisteus, e, amanhã, você e os seus filhos estarão comigo. O Senhor também entregará o acampamento de Israel nas mãos dos filisteus.

20De repente, Saul caiu estendido no chão e ficou com muito medo por causa das palavras de Samuel. Faltavam-lhe as forças, porque não tinha comido nada todo aquele dia e toda aquela noite. 21A mulher se aproximou de Saul e, vendo que ele estava muito perturbado, disse a ele:

— Veja, esta sua serva deu ouvidos à sua voz. Eu arrisquei a minha vida e fiz o que o senhor me pediu. 22Então agora é a sua vez de ouvir as palavras desta sua serva: deixe que eu traga um pouco de comida. Coma, para que o senhor tenha forças e possa seguir o seu caminho.

23Porém ele recusou, dizendo:

— Não vou comer.

Mas os seus servos e a mulher insistiram, e então ele concordou. Levantou-se do chão e sentou-se na cama. 24A mulher tinha em casa um bezerro gordo, que ela se apressou em matar. Pegou também farinha, amassou-a e fez alguns pães sem fermento. 25E trouxe a comida a Saul e aos seus servos, e eles comeram. Depois, se levantaram e foram embora naquela mesma noite.

1Samuel 28NAAAbrir na Bíblia

Oração pedindo ajuda

Sl 40.13-17

Ao mestre de canto. De Davi. Em memória

1Agrada-te, ó Deus,

em me livrar;

apressa-te, ó Senhor,

em me socorrer.

2Que sejam envergonhados

e cobertos de vexame

os que buscam tirar-me a vida;

retrocedam e cubram-se

de vergonha

os que se alegram com o meu mal.

3Retrocedam por causa

da sua vergonha

os que dizem:

“Bem feito! Bem feito!”

4Exultem e em ti se alegrem

todos os que te buscam;

e os que amam a tua salvação

digam sempre:

“Deus seja engrandecido!”

5Eu sou pobre e necessitado;

ó Deus, apressa-te em me socorrer,

pois tu és o meu amparo

e o meu libertador.

Senhor, não te demores!

Salmos 70NAAAbrir na Bíblia
Sociedade Bíblica do Brasilv.4.19.0
SIGA A SBB: